Menu
Política & Poder

Ex-governador do DF Joaquim Roriz morre aos 82 anos

Arquivo Geral

27/09/2018 8h14

Foto: Minervino Junior/CEDOC JBr

Ana Lúcia Ferreira
[email protected]

Morreu, às 7h50 desta quinta-feira (27), aos 82 anos, o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Domingos Roriz, após sofrer um choque séptico, decorrente de problema pulmonar. O velório será a partir das 16h, no Memorial JK. O enterro está previsto para as 11h de sexta (28), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Roriz estava internado no Hospital Brasília, no Lago Sul. Na noite dessa quarta, o ex-gestor foi submetido a uma traqueostomia.O procedimento foi realizado após uma piora no estado de saúde do paciente.

Segundo o neto do político, Joaquim Domingos Roriz Neto, o avô precisou da intervenção por uma dificuldade na respiração depois de sofrer uma isquemia, diminuição do fluxo de sangue pelas artérias do coração.

Luto oficial

O governador Rodrigo Rollemberg decretou luto oficial de três dias e disse ter colocado o Palácio do Buriti à disposição para, caso a família queira, o povo preste as últimas homenagens.  “Falar de Roriz é falar da história de Brasília, de sua consolidação como a capital da República”, disse Rollemberg.

“Brasília perde um realizador, um homem com fortes laços com a população mais humilde e que soube ser visionário numa cidade idealizada por outros visionários, e construída por candangos pioneiros, que Roriz tanto se preocupou e abrigou.”, escreveu o socialista.

Internação

Roriz estava internado desde o dia 24 de agosto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Ele foi hospitalizado após uma forte febre e suspeita de pneumonia.

De lá pra cá, o político teve algumas melhoras, mas continuou hospitalizado devido a seu estado de saúde delicado. O ex-governador era diabético e enfrentava problemas vasculares e renais graves, além de Alzheimer. Em agosto de 2017, ele precisou amputar a perna direita, na altura do joelho, e dois dedos do pé esquerdo, em decorrência do diabetes.

O ex-governador saiu da vida política em 2010, após sua candidatura ao governo do Distrito Federal ser impugnada com base na lei Ficha Limpa.

Problemas de Saúde

Em seus últimos momentos, a saúde foi uma das maiores preocupações de Roriz. Diabético, e com problemas renais, ele foi obrigado a entrar na fila para um transplante de rim há pouco mais de dois anos. Chegou a conseguir um doador, em julho do ano passado, e embarcou às pressas para São Paulo, porém foi impedido de fazer o transplante devido ao quadro clínico instável. Ele fazia uso de anticoagulantes para evitar trombose, o que tornava a cirurgia arriscada.

Como doente renal crônico, Joaquim fazia hemodiálise diariamente para filtrar o sangue. Problemas no coração também se fizeram presente na vida do ex-governador. Em maio de 2013, foi submetido a uma cirurgia de ponte de safena no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.

A saúde fragilizada sempre foi motivo de comentários no meio político. Por diversas vezes, foi usada como arma por adversários, que tentavam minimizar a capacidade do ex-governador de enfrentar disputas majoritárias. Em sua última aparição pública, no dia 4 de agosto, surgiu de cadeiras de rodas.

Joaquim Roriz

Joaquim Domingos Roriz nasceu em Luziânia (GO), cidade localizada a cerca de 60km de Brasília, no dia 4 de agosto de 1936. Ele foi agropecuarista na região e exerceu cargos políticos desde a década de 70. Porém, foi no Distrito Federal que ele fez história.

Filho de Lucena Roriz e Jerzuelta de Aguiar Roriz, se formou em Ciências Econômicas pela AEUDF e Ciências Jurídicas e Sociais pelo Uniceub. Ele era casado com Dona Weslian Roriz e pai de três filhas, Wesliane, Jaqueline e Liliane Roriz.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado