Menu
Brasília

Jovem que matou o pai a facadas tinha conflitos familiares por religião e homossexualidade

Arquivo Geral

15/08/2018 7h00

Atualizada 14/08/2018 22h19

Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília.

Raphaella Sconetto
[email protected]

“Não quero tentar justificar o ato. Quero que ele pague pelo que fez, mas dentro das limitações dele”. O relato é de uma amiga próxima de Gabriel Lima Braga, jovem de 23 anos que matou o pai e feriu a mãe a facadas em Vicente Pires. A amiga, a quem o rapaz confidenciou ouvir vozes, contou ao JBr.que ele enfrentava problemas em casa por ser gay e não frequentar a igreja dos pais, pastores evangélicos. O réu está em ala psiquiátrica e seguirá preso até o julgamento.

Gabriel deixou de frequentar a igreja aos 18 anos. Entrou na Universidade de Brasília em 2013, para cursar História. Foi quando se redescobriu, define a amiga. “Para eles, ver o filho entrando nesse mundo e se afirmando gay deve ter sido um impacto forte”, aponta a estudante de 25 anos, que conheceu o jovem na instituição. “Sempre foi explícito que não havia um bom relacionamento com a família: pai, mãe e irmã”, completa.

À jovem, Gabriel alegava que era agredido pelos pais. “Disse que eles já saíram no tapa e que foi bem feio”, afirma.

Segundo ela, Gabriel teria encontrado nas religiões afrodescendentes o amparo que sentia falta. “Ele frequentava terreiros de umbanda e candomblé. A mãe disse que ele mexia com magia negra porque é muito evangélica”, disse, se referindo ao depoimento de Josenita Lima Braga à polícia. “Ele meditava, fazia reiki, mas os pais diziam que era coisa do demônio”, observa.

O acusado confidenciou que começou a ouvir vozes, enxergar coisas e ver vultos. “Suponho que tenha algo a ver com esquizofrenia, algo que tire a pessoa da realidade”, conjectura a jovem. Ela acredita que o amigo esteja em surto. “Doenças mentais não têm cura. Ele deve ser tratado, mas sabemos que, se fora da prisão é difícil, dentro será pior”, acredita.

Juiz mantém rapaz preso

O Tribunal de Justiça do DF e Territórios, por meio do Núcleo de Audiências de Custódia, decretou a prisão preventiva de Gabriel ontem. A Justiça entendeu que a medida é também uma forma de preservar a vida da mãe do rapaz, Josenita Lima Braga, de 54 anos.

O juiz Aragonê Nunes Fernandes levou em consideração o depoimento da mulher, o qual dizia que o filho mexia com “magia negra e bruxaria”. Determinou também que Gabriel fique em uma ala separada dos outros presos, “tendo em vista que aparentemente ele possui problemas de ordem psicológica/psiquiátrica”.

“Nesse contexto, a única providência capaz de frear o ímpeto criminoso e garantir a ordem pública é sua segregação cautelar. A medida extrema visa, também, preservar a instrução e a integridade da vítima sobrevivente”, completou na decisão.

Mãe deixa hospital

Josenita Lima Braga, 54 anos, foi ferida no rosto, pescoço, braço e barriga. De acordo com o delegado-adjunto da 12ª Delegacia de Polícia, Paulo Henrique de Almeida, a mulher já recebeu alta do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Assim como o esposo que morreu, José Pereira Braga, 57 anos, ela é pastora da igreja evangélica Ministério Internacional Vida Abundante.

Nas redes sociais, familiares e amigos postam homenagens ao pastor José Pereira. As mensagens envolvem, principalmente, a religião. A reportagem entrou em contato com familiares, mas eles preferiram não comentar nada por agora, devido à tragédia ser recente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado