Menu
Viva

Brasiliense é premiado no Fica de 2015

Arquivo Geral

18/08/2015 6h30

No último domingo, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica, que movimentou a Cidade de Goiás nos últimos dias, anunciou os vencedores da Mostra Competitiva. Entre eles, o documentário Índio Cidadão?, do diretor brasiliense Rodrigo Siqueira, que trouxe para o Distrito Federal o troféu Jesco Von Puttkamer na categoria melhor média-metragem. 

“Os povos indígenas são realmente aqueles que mais preservam a natureza no Brasil. E é muito importante para nós ter esse reconhecimento em um festival com uma temática ambiental, em que o público é sensível a causa, mas que, muitas vezes, desconhece o trabalho que a população indígena realiza nesse sentido”, afirma Rodrigo.

O filme registra a reunião de lideranças Guarani Kaiowa com diversos chefes de Estado para formalizar uma denúncia internacional de violação de direitos humanos.  “O filme representa uma denúncia de genocídio do povo Guarani Kaiowa e é muito relevante poder explicitar essa situação”, revela o cineasta.

Premiados

Entre as produções premiadas este ano estão o média-metragem francês Transgenic Wars, do diretor Paul Moreira, considerado o melhor filme do festival pelo júri da Mostra Competitiva. Já O Veneno Está Na Mesa II, de Silvio Tendler, ficou com o título de melhor longa. Galus Galus, animação venezuelana com direção de Clarissa Duque, ganhou como melhor curta e Maria Macaca de Lázaro Ribeiro venceu melhor filme goiano e melhor filme pelo júri popular.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado