Menu
Viva

Animes: viagem mágica ao criativo

Arquivo Geral

12/01/2015 7h00

A Caixa Cultural  (Setor Bancário Sul) recebe, a partir de hoje,  a mostra O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon. O evento foca na exibição dos maiores sucessos dos animadores Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro), Katsuhiro Otomo (Akira) e Satoshi Kon (Paprika). São personalidades importantes para o cenário cinematográfico de animação, que fugiram do padrão mercadológico convencional e lançaram suas obras, muitas vezes místicas – como Miyazaki – e surreais, vide Kon, com os longas-metragens Paprika  e Perfect Blue.  

Hoje, abrindo a mostra, será exibido o drama Vidas ao Vento, filme mais recente de Miyazaki e que foi indicado ao Oscar 2014 na categoria melhor animação.

Segundo o curador Jansen Raveira, a criação da mostra surgiu da sua vontade e da  produtora cinema Simone Evan de apreciar as obras na telona.  Os filmes foram exibidos no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Paulo e entram em cartaz agora em Brasília. Financiada pela Caixa, a seleção é composta por um total de 18 filmes.

Paralelo

Além das exibições dos títulos, os cinéfilos podem participar ainda do curso O Universo de Miyazaki, que acontece entre quarta e sábado. A atividade é regida por Jansen e Janete Oliveira e tem como objetivo ampliar a visão analítica do espectador com o intuito de aprofundar a leitura das obras selecionadas.

Para os amantes de mangá, Dilermano Santos irá ministrar uma oficina de desenhos, que pode ser conferida entre amanhã e quinta. Ambas as atividades são gratuitas e disponibilizam certificados.

Com inspiração onírica

Caso alguém acredite que A Origem, de Christopher Nolan, ou Império dos Sonhos, de David Lynch, foram os únicos filmes que personagens ambientam o mundo dos sonhos, está enganado. O longa-metragem Paprika, dirigido por Satoshi Kon, integra a lista de filmes sobre o tema. 

Muitos fãs incluem a animação como inspiração para Nolan. Diferentemente de A Origem,  o anime deixa a indescritível sensação de embriaguez. 

Não é apenas belo, mas também se apropria de aprofundamento psicológico e emocional, sempre utilizando o surrealismo como ferramenta principal, fazendo de Paprika uma experiência única.

A magia do universo do Studio Ghibli

Hayao Miyazaki ganhou notoriedade comercial com A Viagem de Chihiro, que encantou cinéfilos com o seu mundo místico e recheado de arquétipos religiosos.

As relações da humanidade com a natureza é uma característica marcante, sempre envolvendo protagonistas femininas, cuja personalidade é forte e independente. Seus antagonistas são, muitas vezes, moralmente ambíguos e sujeitos a ações redentoras.

Nausicaä do Vale do Vento  foi o filme decisivo para a criação do Studio Ghibli. A estampa da produtora é o personagem Totoro, do filme Meu Amigo Totoro, primeira produção do estúdio. 

O fenômeno Akira

Se existe um filme que permitiu a abertura dos animes para o mundo comercial, Akira , de Katsuhiro Otomo, que está disponível na mostra,  foi um deles. Violento, bem-construído e influente, com certeza é um título lembrado nas listas de amantes de cinema. 

Otomo continou seus trabalhos em Steamboy, que não foi bem recebido pela crítica, Metropolis e Memories, estes últimos como roteirista.

Com temáticas ambientalistas

Nausicaä do Vale do Vento, primeiro mangá de Hayao Miyazaki, foi adaptado para os cinemas após o sucesso de vendas. O filme mostra um mundo pós-guerra, onde a natureza tem insetos gigantes e ar tóxico. É protagonizado pela princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que quer entender as florestas nocivas enquanto, ao mesmo tempo, tenta salvar seu povo dos ataques dos reinos vizinhos. O anime é a crítica mais explícita de Miyazaki ao comportamento equivocado do ser humano com o meio ambiente. O filme também apresenta a paixão do animador pela aviação. Seu gosto por aviões também pode ser visto nos filmes Porco Rosso, O Castelo no Céu e Vidas ao Vento.

Ponto de vista

Para o animador Alê Abreu, responsável pelo premiadíssimo longa O Menino e O Mundo, os filmes de Miyazaki apresentam temas como  espiritualidaade, religiosidade, amizade e ecologia. E têm em comum a coragem de seus personagens e a sensação de que há um espaço sagrado na infância. Segundo Alê, a cena que Chihiro aguarda o trem ou quando a menina de Meu Amigo Totoro espera o ônibus na estrada são os momentos mais sublimes da animação.

Serviço

Segunda

17h –  Vidas ao Vento

19h –   Coquetel 

Terça

15h –  Paprika

17h –  Porco Rosso 

17h –  O Castelo no Céu

O Universo de Miyazaki, Otomo,  Kon –  De segunda (12) a 22 de janeiro, em horários variados. Na Caixa Cultural (Setor Bancário Sul). Ingressos a R$ 2. Informações no site: nuage.art.br/mok. A classificação indicativa varia de acordo com o filme.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado