Menu
Viva

Exposição traz inusitada coleção fotográfica para o Museu Nacional

Arquivo Geral

01/12/2015 7h00

Raquel Martins Ribeiro

[email protected]

Tem lugar mais apropriado para se falar de modernismo que a capital federal e toda a sua arquitetura? Depois de rodar por mais de 11 cidades, a exposição Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, em cartaz no Museu Nacional da República (Eixo Monumental), prova que não.

Até o dia 3 de janeiro, os brasilienses podem conferir mais de 130 obras, de 29 artistas, que remontam aos anos de 1940 a 1970. Entre elas, a Bailarina do Balé da Juventude UNE, Rio de Janeiro – RJ, de 1947, de Thomaz Farkas. “Essas fotografias transpõem o seu período. Possuem uma linguagem que está em plena construção”, ressalta a gerente do núcleo de artes visuais do Itaú Cultural, Sofia Fan.

Fotos raras

A mostra destaca o movimento fotoclubista, do qual poucas mulheres faziam parte, mas que revelou nomes como Gertrudes Altschul, que tem quatro obras expostas em Moderna para Sempre. Destaque para as raras Arabescos em Branco (1960) e A Folha Morta (1953). “Os fotógrafos contemporâneos ainda hoje se influenciam por esses trabalhos”, acredita Sofia.

Exemplo disso, foi a grande busca por vagas no workshop Brincando nos Campos do Modernismo — Um Exercício de Fotografia Moderna em Brasília, realizado na semana passada, no museu, e que reuniu profissionais da área. “A partir da experimentação, feita pelos primeiros fotoclubistas, hoje vemos uma produção coerente, com uma estética muito própria de cada fotógrafo”, conclui.

Com curadoria de Iatã Cannabrava, a exposição fotográfica conta, também, com o brasileiro Gaspar Gasparian, que completa o registro modernista brasileiro com Espiral (1944).

Serviço

Moderna Para Sempre: Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural –  No Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios).  Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca. Informações: 3325-5220. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado