Menu
Viva

Ricardo Bacelar registra a música instrumental

Arquivo Geral

06/02/2016 7h00

Raquel Martins Ribeiro

[email protected]

O cantor, compositor e arranjador Rodrigo Bacelar acabar de lançar em CD e DVD o registro do show Concerto para Moviola, feito especialmente para o tradicional Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, no Ceará. O músico ressalta a analogia entre o instrumento onde se montavam os filmes analógicos, a moviola – que dá nome ao álbum –, e a sua sonoridade, também analógica, como explica o artista. “O meu disco traz um som mais quente, mais vibrante. Eu quis fazer uma referência a montagem do repertório que tem uma carga de afetividade muito forte para mim. Fiz um disco que eu gostaria de comprar na loja”, afirma Ricardo.

O resultado disso é uma mistura de clássicos do cenário jazzístico internacional, como Birdland, de Joe Zawinul; e March Majestic, de Bob Mintzer. Além de pérolas da música popular brasileira, como Sabiá, composta por Chico  Buarque e Tom Jobim; Palhaço, de Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro; e Água de Beber, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. 

“Eu fiz esse disco com um propósito de agradar a mim mesmo, sobre o ponto de vista de um rigor técnico e artístico. E não para agradar ao  mercado”, diz Bacelar. 

Sucesso

Esse é o segundo trabalho solo do compositor que ficou famoso na década de 1980, ao participar do grupo Hanoi-Hanoi, que emplacou o sucesso Totalmente Demais nas vozes  de Caetano Veloso, Perlla e, agora, na trilha da novela global de mesmo nome, interpretada pela funkeira Anitta. “Essa música insiste em fazer sucesso há 25 anos. É bacana, depois de tantos anos, ver a música fazer sucesso de novo”, comenta.

Mercado difícil no País

Com Concerto para Moviola, Ricardo Bacelar pretende investir no mercado internacional, já que, segundo ele, no Brasil, projetos como o dele não recebem tanta divulgação. “Atualmente só existe espaço para poucos estilos, como o sertanejo ou o funk. Eu não critico esses ritmos, ou quem os faz. Apenas acho que temos um País culturalmente muito rico, mas que ainda é desconhecido por boa parte dos brasileiros”, considera.

Segundo o artista, a falta de apoio governamental e o pouco acesso a espaços públicos para apresentação dificultam ainda mais a vida dos músicos. 

“Esse trabalho foi concebido com o intuito de levar músicas de qualidade às pessoas. E a música brasileira anda carente disso”, afirma o compositor, que produziu o álbum todo com recursos pessoais. “É preciso que os governos dêem mais atenção para a música instrumental”, critica.

Serviço

Concerto Para Moviola

Artista:  Ricardo Bacelar

Gravadora:  Independente

Faixas:  16.

Preço médio:  R$ 50 (DVD) e R$ 30 (CD)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado