Menu
Viva

Espetáculo traz tradições religiosas e culturais afro-brasileiras

Arquivo Geral

27/10/2015 6h30

Raquel Martins Ribeiro

[email protected]

Dança, canto, percussão e teatro. Todas essas manifestações artísticas estão presentes no espetáculo Aini-Ará, em cartaz hoje e amanhã, às 20h, no Teatro Plínio Marcos, do Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental). A montagem dará voz não só às tradições religiosas de matriz africanas, mas também representará a atual realidade dos negros na sociedade brasileira.

A peça  é a segunda de uma trilogia sobre a cultura afro-brasileira, intitulada Esferas Musicais, e leva para o palco questões sobre o enfrentamento ao racismo, o papel da mulher negra na sociedade, a discussão sobre a maioridade penal e a contribuição cultural negra para as expressões artísticas da capital. “Brasília não possui um corpo cultural. É, na verdade, um caldeirão cultural. E grande parte das artes, influenciadas pelas tradições afro-brasileiras”, explica o diretor George Ângelo.

George conta, ainda, que o roteiro escrito a quatro mãos, com o parceiro Alexandre Adas, está pronto há pelo menos 10 anos. “O destaque é que conseguimos trazer todos esses elementos, sejam culturais ou religiosos, como os tuaregues, entre outros, para nosso contexto atual”, relata.

Ação social

Idealizada por George Ângelo, a peça é realizada pelo Grupo Cultural Obará que, desde 2009, ministra oficinas gratuitas de dança, percussão, capoeira e canto em diversas cidades do Distrito Federal, como Cruzeiro, Estrutural e Ceilândia. “É uma gratificação ver que pelo menos 80% das pessoas que fazem o espetáculo passaram pelas nossas oficinas”, ressalta.

Depois da curta temporada, a encenação, que foi selecionada pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) por meio do prêmio Dulcina de Moraes e recebeu o primeiro lugar em seleção de projetos de artes cênicas, voltará aos palcos de Brasília durante a Semana da Consciência Negra, em novembro. “Será marcante apresentar o espetáculo em uma data tão representativa para toda a comunidade”, conclui o diretor.

Serviço

Aini-Ará –   Hoje e amanhã, às 20h, no Teatro Plínio Marcos, do Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental). Dias 17 e 18 de novembro, no mesmo local e horário, pela Semana da Consciência Negra. Entrada franca. Informações: 8269-6189. Não recomendado para menores 14 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado