Menu
Viva

Duo Salimanga faz show de lançamento do álbum Quase Treze no Clube do Choro

Arquivo Geral

15/09/2015 6h30

Raquel Martins Ribeiro

[email protected]

Um resgate à sonoridade dos grandes mestres da música instrumental brasileira. Essa é a pegada do novo disco do Duo Salimanga, Quase Treze, que será lançado hoje, a partir das 21h, no Clube do Choro (Eixo Monumental).

“O CD tem uma concepção da música instrumental pré-jazz, a gente namora um som mais à moda antiga. Bem dos anos 1950”, adianta o violonista BC Araújo, ex-integrante da banda Móveis Coloniais de Acaju.

BC entra em harmonia com seu parceiro de palco, o saxofonista Paulo Rogério, que afirma que as canções foram feitas para ficar gravadas nas mentes das pessoas. “Nós procuramos valorizar as melodias para que, mesmo sem a poesia das letras, as pessoas também possam decorar as músicas”, garante Paulo.

Com dez faixas autorais, Quase Treze traz como referências nomes da Era do Ouro, como Altamiro Carrilho, Pixinguinha e Jacó do Bandolim. “Todos esses nomes nos influenciam grandemente. São de uma época em que instrumentistas faziam tanto sucesso quanto os cantores”, analisa BC Araújo.

A dupla se conheceu em 2013, enquanto BC ainda fazia parte do grupo Móveis Coloniais. Paulo, que continua na banda, reveza suas atenções com o projeto paralelo. “São dois trabalhos que me dão muito prazer. Marcamos os shows sempre de forma que possa conciliar as agendas”, conclui.

Lei que silencia o som

Os músicos comemoram a boa fase e recepção positiva que o Duo Salimanga encontra em outros estados. Simultanemente, se preocupam com as limitações aos músicos que a lei distrital 4092/2008 tem representado na capital federal.

“A música instrumental é uma das mais prejudicadas. Muitas das casas onde a gente tocava estão fechadas”, diz BC. E completa: “além da lei do silêncio, bem ou mal, a gente observa uma crise, que fez com que vários festivais também fossem cancelados. Tudo isso vai reduzindo ainda mais os nossos espaços, que já eram escassos”, finaliza.

Serviço:

Salimanga –  Show de lançamento do álbum Quase Treze. Hoje, a partir das 21h. No  Clube do Choro (Eixo Monumental, próximo o Planetário). Ingressos: R$ 10 (meia-entrada). Informações: 3224-0599. Não recomendado para menores de 18 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado