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Documentário promete dar visibilidade à comunidade surda

Arquivo Geral

02/09/2015 6h30

Da Redação, com Agência UnB

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Um filme de autoria de estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) promete dar visibilidade à comunidade surda. O curta Cóclea é o trabalho de conclusão de curso das alunas de Audiovisual Isabella Lima e de Comunicação Organizacional Júlia Seabra, ambas do 10º semestre. 

“A comunidade surda é muito mal representada na mídia mundial. Os surdos aparecem pouco no cinema e na TV, e, quando aparecem, é de forma estereotipada”, explica Isabella, responsável pela direção do filme. “Queremos mostrar os surdos como eles realmente são, pessoas normais com sua própria língua e cultura”, complementa.

A produção do filme dependeu de colaboração da comunidade. Com um pequeno orçamento, a dupla apelou ao financiamento coletivo para poder finalizar o projeto. Eram necessários R$ 5,5 mil, captados por meio do site Benfeitoria.com. O grupo alcançou o valor de R$ 6.205.

A ideia

O roteiro para o curta Cóclea começou a ser escrito há mais de dois anos. “A primeira cena que escrevi foi a última, e a partir dela comecei a pesquisar sobre o assunto para desenvolver o resto do roteiro, e descobri que tinha muito a explorar nessa área”, conta Isabella.

Com duração de 15 minutos, a película terá como personagens um casal de surdos, Júlia e Samuel.  O drama acompanha um período de crise entre os dois, quando Júlia faz um implante coclear, dispositivo implantado que permite que surdos possam escutar sons próximos aos que os ouvintes escutam, mas nem ela nem Samuel conseguem se adaptar a essa nova realidade.

Acessibilidade no filme

Além de representar a população surda, o filme teve todo roteiro e diálogos adaptados para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e proporcionará acessibilidade, com legendas e audiodescrição.

A equipe responsável pelo trabalho conta com 34 pessoas, a maioria de forma voluntária. O grupo possui alunos dos cursos de Audiovisual, Comunicação Organizacional, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Letras, Design e Artes Cênicas da UnB.

Aluna de Comunicação Organizacional e coautora do trabalho, Júlia Seabra destacou a contribuição da mescla entre as diferentes habilitações da comunicação social para desenvolver o filme. “Temos alunos de todas as áreas da comunicação trabalhando juntos, com as habilidades de cada um se complementando”.

As filmagens estão previstas para este mês e uma primeira versão ficará pronta em dezembro, para apresentação do TCC.

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