Menu
Viva

Quem são os nerds e geeks da capital?

Arquivo Geral

24/08/2015 7h39

A versão tupiniquim da maior feira da cultura pop mundial já tem data marcada. De 3 a 6 de dezembro, a Comic Con Experience 2015 espera reunir, em São Paulo, mais de 120 mil nerds e geeks de todos os cantos do País.  “Há muitos anos o Brasil tem potencial para uma Comic Con de grande porte. A CCXP veio justamente preencher essa lacuna”, afima Ivan Costa, sócio do evento. Os brasilienses compõem grande parte desse público, normalmente atraídos por estandes de expositores como Sony, Marvel e Disney. O site  Omelete registrou o perfil dos nerds e geeks de Brasília, pesquisa que o JBr. divulga agora com exclusividade.

Do total de pessoas que já garantiram ingressos para o festival, 87% são homens, entre 19 e 25 anos de idade. Para a maioria, o ator preferido é Robert Downey Jr., que viveu o super-herói egocêntrico Homem de Ferro, nos cinemas. Elvio Mario de Pádua foge um pouco desse perfil. Para o brasiliense de 38 anos, o personagem preferido das histórias em quadrinhos é o super-herói O Demolidor. É a primeira vez que o assistente administrativo irá para a Comic Con, e vê no evento uma oportunidade de trocar experiências. “Eu vou atrás da sociabilidade que a Comic Con promove. É ótimo poder conversar com pessoas que gostam das mesmas coisas que você”, acredita.

Elvio vai contra a maioria em outros pontos da pesquisa, a que coloca a atriz Scarlett Johansson, intérprete da Viúva Negra, no longa Os Vingadores, no topo da lista de preferências, com 16% dos votos dos internautas. Para ele a melhor é Caity Lotz, que interpreta  a Canário Negro na série Arrow. “Fiquei feliz quando soube que ela estará lá. Outro ponto positivo é esse, poder conhecer atores e dubladores que de outra forma não teríamos a oportunidade”, considera.

Televisão

Com 14% dos votos, Game Of Thrones é a série que mais encanta os geeks do Cerrado. É o caso da estudante de 23 anos, Marcella Viana. “O universo que Martin (autor) coloca nos livros e também na série, é completamente novo. A gente está acostumado com histórias lineares, aquelas que sabemos quem são os mocinhos e vilões e quem vai morrer no final. Game Of Thrones é diferente. Acontece sempre alguma reviravolta”, enaltece a estudante, que sonha em conhecer o ator Kit Harington, que encarna o personagem Jon Snow, na série.

Cosplay

Uma das formas de se expressar o carinho por um personagem é a prática do cosplay. O assistente administrativo Elvio Mario de Pádua, por exemplo, fez a roupa de Solid Snake, do jogo Metal Gear Solid. Ele estreou a roupa no evento brasiliense Kodama.

Programação do evento

Em sua segunda edição, a Comic Con Experience promete reunir atrações do universo dos quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura pop. Entre os nomes confirmados estão Misha Collins, o anjo Castiel de Supernatural; John Rhys-Davies, o anão Gimli de O Senhor dos Anéis (foto) e o Sallah de Indiana Jones. “Essa preocupação com conteúdo de ponta, incluindo pré-estreias dos filmes mais aguardados, artistas e expositores de peso com estandes e atrações de alto nível, além da ótima infraestrutura, colocam a CCXP como o principal evento do gênero na América Latina e à frente da grande maioria das comic cons que acontecem nos EUA”, acredita Ivan Costa, do evento.

Caravana

A pesquisa revela, ainda, que 40% do público brasiliense se considera nerd, mas há uma parcela de 26% que prefere não se rotular. “Na verdade eu me considero os dois. Sou nerd e geek. Eu gosto tanto da cultura pop, como  também da ciência”, pondera o administrador Vitor Faria Viotti, que pretende fazer cosplay de um dos seus personagens mais queridos durante o evento. “Pelo menos um dia irei de Arqueiro Verde”, antecipa.

Ele e mais um grupo com aproximadamente sete pessoas, já estão com tudo organizado para a viagem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado