Menu
Viva

Livro reúne relatos sobre síndrome do pânico, bordados e fotografias

Arquivo Geral

04/08/2015 20h00

“Paúra – um mergulho na síndrome do pânico” traz relatos de 12 pessoas sobre suas experiências com o transtorno, seus medos e superações. Os quatro autores, que abrem a sequência de depoimentos do livro, viveram os sintomas físicos e emocionais da síndrome. Juntos, as jornalistas Daniella Cronemberger e Lara Haje, o fotógrafo José Maria Palmieri e a artista plástica Daniela Ktenas decidiram mergulhar em suas dores e transformá-las em palavras, fotografias e bordados.

Em um mundo de imagens cuidadosamente construídas em redes sociais, Paúra trata de fragilidades e humanidades. O projeto nasceu da vontade de falar sobre o pânico de um ponto de vista mais pessoal e menos clínico. Da constatação de que, em momentos sombrios, compartilhar experiências pode ser transformador. E da ousadia de ocupar com arte e delicadeza um terreno áspero, permeado por tabus e desinformação.

Com idades, profissões e históricos distintos, as 12 personagens têm formas diversas de encarar o transtorno, de conviver com ele. Não há receitas simples ou explicações definitivas. A única certeza é de que, ainda que em diferentes níveis, todas passaram por mudanças após o diagnóstico. A síndrome é capaz de transformar as pessoas para sempre e, surpreendentemente, às vezes pode ser para melhor.

Paúra – medo em italiano – foi como o irmão de Palmieri definiu a montanha-russa de emoções que o paralisavam em uma época em que o pânico era desconhecido. O nome foi escolhido para batizar o mergulho de 12 pessoas em si mesmas. Paúra é também um convite a qualquer um que lide direta ou indiretamente com a síndrome, ou que simplesmente se interesse pela complexidade do ser humano. Um convite para fazer o mesmo: mergulhar.

Autores

Daniella Cronemberger, 36 anos, brasiliense, formou-se em jornalismo na Universidade de Brasília. É editora da agência de notícias da Câmara dos Deputados e escreve no blog Quadrado Brasília.

Lara Haje, 37 anos, brasiliense, é jornalista e mestre em Políticas de Comunicações pela Universidade de Brasília. É repórter na agência de notícias da Câmara dos Deputados e na Rádio Câmara.

José Maria Palmieri, 43 anos, brasiliense, trabalhou exclusivamente como fotógrafo por 15 anos e hoje é também advogado. Assina o ensaio fotográfico encartado no livro: “Nada Profundo”, impresso em papel vegetal, com folhas destacáveis.

Daniela Ktenas, 44 anos, nasceu em Goiânia, é designer e artista autodidata. Além de bordar telas como as que ilustram este livro, pinta e faz esculturas e objetos em resina. Mora e trabalha no Rio de Janeiro

Lançamento do livro Paúra – um mergulho na síndrome do pânico

Com exposição de fotografias de José Maria Palmieri e bordados de Daniela Ktenas

Data:18 de agosto, terça-feira

Hora:18h às 22h.

Local:No Beco da Grand Cru Vinhos -412 sul, bloco B, loja 6, Brasília-DF

A partir do dia 19 de agosto, o livro será vendido pela internet – http://pauralivro.iluria.com/

Preço: R$ 48

Mais informações: 61 8185-1829 (Daniella) e 61 9265-8765 (Lara)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado