Menu
Viva

Espetáculo de temática gay estreia neste sábado

Arquivo Geral

29/05/2015 7h43

João Rodrigues

Especial para o Jornal de Brasília

A trama parece simples: Maurício e Bernado trabalham em um famoso laboratório de remédios. O primeiro é um químico, o outro faz parte do departamento de vendas. Um não conhece o outro. Ambos pegam um elevador para o quadragésimo terceiro andar. De repente, a luz acaba e os dois ficam presos. A história esquenta quando começam a sentir atração um pelo outro. Como se não bastasse, eles acabam descobrindo fatos escusos sobre a empresa.

Esta é a polêmica premissa de Relatos (Não Oficiais) Sobre o Andar 43, peça da companhia carioca Teatro Express, que estreia amanhã na cidade. No palco, o carioca Thiago Cazado e o brasiliense Paulo Wenceslau interpretam os dois funcionários presos dentro de um espaço de 2m x 2m. Thiago também assina o texto e a direção da peça. Segundo ele, a ideia para o script nasceu de um momento específico: o fato de parte da sociedade se opor ao direito dos homossexuais.

E cita o episódio recente em que houve boicote à novela Babilônia, no ar na Globo, por causa do beijo das personagens vividas por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. Questionado se tem  receio em levar aos palcos uma peça com cenas consideradas fortes, Cazado é categórico: “Não me importo com possíveis mensagens de ódio”.

“Sei que estou incomodando, mas é necessário. Acredito que esse é o meu papel como artista. Gerar sentimentos, questionamentos, mostrar beleza também onde as pessoas não estão conseguindo ver”, completa.

Saiba mais

Há quatro anos na ativa, a Teatro Express foi idealizada pelo atores e produtores Similião Aurélio, Luiza Guimarães e Thiago Cazado.

É o oitavo espetáculo escrito por Cazado e o segundo feito em parceria com a Teatro Express. Ele e Paulo Wenceslau dividem o palco com a atriz Marina Menezes, também brasiliense, que faz participação especial nesta temporada.

Relatos (Não Oficiais) Sobre o Andar 43 é o quinto  espetáculo produzido pelo coletivo de artistas, provenientes de diferentes cidades do País.

Ensaios, exposição  e amizade

Os ensaios de Relatos (Não Oficiais) Sobre o Andar 43 duraram dois meses. De acordo com Thiago, o parceiro de palco, Paulo Wenceslau, comprou a ideia rapidamente e não teve medo da exposição. Os dois acabaram se tornando grandes amigos. “Temos bastante química, contracenando e também fora de cena”, diz o diretor.

A narrativa pode soar estranha ao envolver apenas dois personagens em um espaço fechado somado às cenas de nudez, mas o diretor garante que isso torna a peça ainda mais interessante.

“A criatividade vem com mais força quando há limites. Encontramos várias soluções legais para o pouco espaço. Além disso, trata-se da história de personagens que não se conhecem e ficam presos no elevador. Isso dá brecha para muita situação”, finaliza enigmático.

Serviço

Relatos (Não Oficiais) Sobre o Andar 43 –   Até 14 de junho. Sábado e domingo, às 19h e 21h. No Espaço Cena (205 Norte). Ingressos: R$ 20 (meia-entrada). Valor sujeito a alteração sem aviso prévio. Informações:  3349-3937. Não recomendado para menores de 18 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado