Menu
Viva

Volta ao mundo em videoclips

Arquivo Geral

25/04/2015 9h36

João Rodrigues, com Agências

Especial para o Jornal de Brasília

O elevador desce por um prédio de 15 andares. Em cada um, faz uma parada e uma cena diferente é mostrada. Em uma delas, o flautista da banda Móveis Coloniais de Acajú, Beto Mejía, toca música andina ao lado de dois bolivianos. Tudo isso faz parte do clipe de Copacabana, que o grupo brasiliense gravou para o projeto Around The World In 80 Music Videos. A novidade deve ser lançada na próxima segunda (27), no YouTube.

A iniciativa – vinda da mentalidade de Leo Longo e Diana Boccara – estreou em 31 de março, com um videoclipe da banda Pato Fu e deu início a uma maratona que promete lançar um novo vídeo a cada segunda-feira, até setembro de 2016. “É o primeiro seriado de videoclipes global do YouTube”, descreve Diana.

A dupla esteve em Brasília esta semana e gravou também com a banda Scalene. “O clipe é de uma faixa do novo disco da banda, que ainda está na pré-venda. Foi inteiro rodado em uma piscina, de baixo d’água, em câmera lenta”, adianta a diretora. 

A ideia nasceu enquanto o casal fazia uma viagem de carro pelas margens do rio Mississipi, nos Estados Unidos, passando por cidades marcadas como berços do rock, blues e jazz, no ano passado. “Chegamos a pensar: é o momento de criarmos um projeto que seja de estrada, seja de rock e tenha film making na história toda. Ali, começou tudo”, explica Longo. 

As dúvidas permaneciam, contudo, quanto ao formato adotado para um projeto que pudesse unir as ideias dos dois. “Pensamos: ‘Vamos fazer um documentário? Um programa de TV’, ele continua.

Formato

O videoclipe surgiu como a solução, como ele conta. “(O clipe) é um produto que permite experimentação e que possibilita que possamos realizar somente nós dois, com um equipamento que conseguimos carregar sozinhos. A portabilidade de equipamento é incrível. Em algumas produções, a qualidade não é suficiente, mas, para os videoclipes, isso é incrível.”

Corrida contra o tempo

Leo Longo e Diana Boccara colocam a mão na massa e o processo de produção envolve escolher as bandas, convidá-las, agendar datas, encontrar uma locação e realizar a gravação. Quase não há pós-produção, já que o clipe é todo realizado em plano-sequência, mas o prazo de um clipe por semana não alivia. 

O primeiro clipe – a música Eu Era Feliz, do novo álbum do Pato Fu – mostra a vocalista Fernanda Takai retirando uma venda de seus olhos e iniciando uma caminhada diante de um labirinto. Tudo é exibido em plano-sequência, gravado por cima, com o auxílio de um drone. “Uma coisa que tento deixar claro para todos os artistas é que todas as diárias de gravação devem ser otimizadas. 

“O Pato Fu, por exemplo, fizemos em quatro horas”, conta Longo. O dia da gravação quase foi perdido porque choveu e, com a água, o drone não poderia alçar voo. 

Os planos do Around the World in 80 Music Videos é gravar dez clipes no Brasil e partir para o exterior. Algumas bandas já participaram do projeto, como Selvagens à Procura de Lei, Vanguart, Vespas Mandarinas e Nevilton. 

Estados Unidos e Reino Unido serão outros dois pontos de maior estada de Longo e Diana, com 15 e 10 clipes em cada um dos países, mas isso não quer dizer que a dupla não vá para outros pontos do globo, como o restante da Europa, África e Ásia.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado