Depois de exibir, em seu capítulo de estreia, um beijo entre as personagens Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg), a novela Babilônia (Globo) vive uma fase delicada em que grupos evangélicos sugerem boicote à trama.
Entre os telespectadores que encabeçam a campanha contrária à novela está o estudante mineiro de educação física Rodrigo Baly Francisco, 34 anos, evangélico que administra uma página no Facebook na qual incentiva o boicote. Segundo ele, a ideia surgiu após familiares considerarem que a trama extrapola os valores pregados pela religião. “Não é pelo beijo gay, apenas. Vi pessoas horrorizadas. Mas a minha reivindicação, como a de outras pessoas que integram a campanha, é alertar para que famílias não sejam incentivadas à pratica da violência, do tráfico e da prostituição”.
Outra imagem que está correndo a internet pede que “não deem audiência para essa novela que vem destruir os valores da família brasileira”. A campanha, assinada pelo portal Agente Gospel, já teve mais de 5 mil compartilhamentos.
“Ataque à família”
Enquanto o boicote se disseminava na internet, a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso também divulgou uma nota de repúdio. Assinada pelo deputado João Campos (PSDB-GO), dizia que a trama tem “intenção de afrontar os cristãos” e que “ataca a família natural”.
Depois que a polêmica tomou grandes proporções, os autores optaram por não mais falar no tema. Nem a Globo quis se manifestar a respeito. Mas, ao que tudo indica, o romance homossexual deverá ser mantido – como declararam anteriormente os autores Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. “Não há motivo para mudar. O que será exibido nos próximos meses já estava pronto”, disse, na última semana, Linhares.
Concorrentes saem ganhando
Apesar de os autores de Babilônia se manterem firmes, a audiência da novela acabou por cair vertiginosamente. O folhetim global estreou com 33 pontos e já chegou a 25 nas últimas edições – a antecessora, Império, acabou com média de 32 pontos.
Com a queda do ibope, SBT, Record e Band começam a colher os frutos e a ganhar alguns pontinhos a mais em sua programação. O principal exemplo é a novela da Record, Os Dez Mandamentos. Só para ter uma ideia, a ascensão da trama foi de 50% em relação à última segunda antes da estreia, cravando 12 pontos.
Ironia
O Jornal da Record, que vem em seguida e rivaliza com Babilônia, subiu para dez pontos, elevando o índice do horário e do próprio jornalístico.
O SBT também não perdeu tempo e tirou proveito da crise de Babilônia. O canal ironizou a Globo com uma campanha cujo mote é “novela para a família é aqui”, em referência a Chiquititas e Carrossel.