Menu
Viva

Charles Watson vem a Brasília para workshops e palestras sobre criatividade

Arquivo Geral

16/03/2015 13h36

De 19 a 22 de março, o educador e especialista em processos criativos/problem solving, Charles Watson, estará em Brasília para a realização do primeiro módulo do curso sobre O Processo Criativo. Durante quatro dias, o público participará de palestras, exercícios, vídeos e debates que abordarão o tema, seus mecanismos e estratégias para desenvolver e evitar a limitação da criatividade. As palestras acontecerão no auditório da Casa Thomas Jefferson da Asa Norte, na SGAN 606, bloco B – L2 Norte, quinta e sexta (19 e 20 de março), das 18h30 às 22h, e sábado e domingo (21 e 22 de março), das 14h às 17h30. As inscrições custam R$ 530,00 por módulo e podem ser feitas pelo site do evento www.virginiamanfrinato.com.br/processocriativo.  Mais informações pelos telefones: (61) 9974.4633 e (61) 8188-2757.

Voltado para pessoas que atuam em áreas multidisciplinares, como publicitários, artistas visuais, arquitetos e empresários, o workshop de O Processo Criativo são fundamentais para todos aqueles que se interessam em geração de novas ideias. Dividido em três módulos, o curso completo tem carga horária de 48 horas, sendo cada palestra/workshop de quatro horas por dia. Os módulos podem ser administrados separadamente ao longo de um ano, e assim cobrir a maioria dos aspectos deste vasto assunto. Os encontros são amplamente ilustrados com textos, vídeos e exercícios; as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas superam a diferença entre as linguagens.

Professor de Criatividade da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), uma das mais importantes instituições do país desde 2004, as palestras/workshops de O Processo Criativo de Charles Watson são recomendadas pela University of the Arts London e suas escolas de arte afiliadas – Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design, Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of Communications – como um curso de preparação para bacharelado / mestrado em arte. Charles é, também, “guru” de oito entre dez artistas brasileiros, como Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Eduardo Berliner.

Em suas palestras, Charles Watson defende que o ócio, o “dolce far niente”, muitas vezes permite elaborar pensamentos e processar informações aleatórias que podem ser consideradas “inúteis” num primeiro momento. “Podem ser modelos complexos de casas para morar em Marte, que talvez nunca cheguem a ser construídas, ou como fazem as nossas células, que a todo momento criam novos arranjos moleculares apenas para ver se as ligações entre moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio conseguem se fixar entre si e formar uma nova molécula”, afirma. “O importante é se permitir criar por criar”, completa.

Se a criatividade não está relacionada a um dom ou talento, então todos podemos ser criativos. Porém, esbarramos em um problema: a educação formal. Crítico assumido do sistema educacional contemporâneo atual, ele ainda comenta que essa limitação está ligada à educação, que ao invés de estimular a criatividade na criança, tenta ensiná-la a pensar e criar segundo padrões. “A pessoa não deve ficar presa a um roteiro, quase como um esquema de pensamento para moldá-la de acordo com o gosto direto de alguém ou até mesmo do mercado de trabalho”, justifica.

O Processo Criativo, com Charles Watson, tem o apoio da Casa Thomas Jefferson e Agenda KB Comunicação e produção de Bruna Neiva e Virgínia Manfrinato. As produtoras são responsáveis pela realização da Semana Pensamento Criativo, que em 2014 trouxe a Brasília nomes como Marcius Galan, Agnaldo Farias e Nelson Félix, além de Charles Watson. Os próximos módulos de O Processo Criativo acontecem de 20 a 23 de agosto (Módulo II) e de 22 a 25 de outubro (Módulo III), sempre no Auditório da Casa Thomas Jefferson da Asa Norte.

Serviço

O PROCESSO CRIATIVO –  Módulo I

19 a 22 de março

Quinta e sexta, das 18h30 às 22h

Sábado e domingo, das 14h às 17h30

Turma única

Número de vagas: 100

Local: Auditório Casa Thomas Jefferson – Asa Norte

SGAN 606, bloco B – L2 Norte

Inscrições em www.virginiamanfrinato.com.br/processocriativo

Valor:  R$530,00

Telefones para contato: 

(61) 9974.4633/ (61) 8188-2757

 

Conteúdo programático

MÓDULO I

Considerações Gerais:

Definições da Criatividade na história

Relação de Criatividade com Limites

Dualidades da Criatividade: Koestler / Torrence / Bohm / de Bono / dicotomia de Archimedes

Domínio / Linguagem / Campo Semântico

 

Processos perceptuais:

Modelos do Mundo: (Fisiologia da Percepção) John Ruskin / Gregory / Dawkins / Carter / Hoffman

A Grande Divisória e a dicotomia Cérebro Esquerdo / Cérebro Direito:

Carter / Taylor

Classificação e Estereotipagem: (Vendo o que espera ver ou “Quando só lhe resta um martelo, tudo parece prego”) Pinker / Dawkins / Csikszentmihalyi

O Nome das coisas / Nomes como alças: Feynman / Proust / Newman /

Csikszentmihalyi / Chatwin / Miller / Svankmajer

Suposições inapropriadas / Paralisia por função

Suspensão entre duas categorias: Breton / Lautréamond / Ernst /

Michel Groisman / Picasso / Meret Openheim / Sam Taylor Wood

Saturação: 1 e 2 / Convicção x Compulsão

 

Saturação 1 (como problema)

Saturação 2 (como solução): Tehching Hsieh / Jan Fabre / Opalka / Long / Los Torresmos / Francis Alÿs / Sisyphus como herói existencial

Pequenos Desvios no Tecido da Realidade

O Olhar do outro / O passo para trás / O segundo olhar / Bootstrapping

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado