Menu
Viva

Centro de Convenções recebe a Orquestra Sinfônica

Arquivo Geral

02/03/2015 13h41

Depois de realizar dois concertos itinerantes neste ano, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro faz a primeira apresentação no espaço que será sua casa em 2015: o Auditório Planalto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A nova sede, que receberá os músicos para apresentações e ensaios, é fruto de parceria entre as Secretarias de Cultura e de Turismo. Marcado para amanhã, a partir das 20 horas, o concerto terá no programa obras do austríaco Johann Strauss, do compositor húngaro Zoltan Kodály e de Ney Rosauro, ex-músico da orquestra.

Considerado o rei da valsa, autor de polcas, quadrilhas e outros gêneros dançantes da época (fim do século 14), Johann Strauss II terá duas obras executadas. Éljen a Magyar é uma polca acelerada, feita em homenagem ao povo húngaro. Executada pela primeira vez em 1869, a obra é frequentemente incluída em concertos de ano-novo realizados em Viena. Outra composição de Strauss é a valsa Kaiser-Walzer, uma espécie de exaltação às boas relações estabelecidas entre Áustria e Alemanha. Arrebatadora, a música se inicia suave e ganha potência ao longo da execução.

Compositor, educador, linguista, pesquisador e filósofo, o húngaro Zoltan Kodály será representado por sua criação Danças de Galanta. O compositor passou sua infância em Galanta, vilarejo húngaro que batiza a obra e hoje pertence à Eslováquia, uma cidade-mercado visitada com frequência por ciganos e fértil em manifestações culturais desse grupo. Depois de assimilar o folclore dos povos ciganos, mergulhou em obras antigas da Hungria e fez um resgate de danças relacionadas a guerras imperiais, no século 20. Essa miscelânea de influências resultou em uma obra dividida em cinco partes, com destaque para a sonoridade do clarinete.

Ex-integrante da orquestra, o percussionista Ney Rosauro terá sua obra 3 Episódios para Orquestra executada. Depois de atuar na orquestra em 1979 e 1980, Rosauro desenvolveu uma profícua carreira internacional.

Programação de Março

Na próxima semana (10), a Sinfônica voltará à série Concertos de Dom Bosco, com mais uma apresentação no santuário que homenageia ao padroeiro da cidade, na quadra 702 Sul. Maestro titular da orquestra, Cláudio Cohen selecionou peças do tcheco Antonín Dvo?ák. Conterrâneo do compositor, o violoncelista Jan Zalud será o solista da noite.

Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

3 de março de 2015 

Às 20 horas

No Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães (800 lugares)

Eixo Monumental, lote 5 

Mais informações: 3214-2744

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado