Menu
Viva

A Fortaleza Escondida é divertido faroeste oriental

Arquivo Geral

01/03/2015 9h00

O próprio Akira Kurosawa revelou que, durante sua carreira, John Ford foi uma grande influência. E se existe algum filme que prove essa referência ao cinema norte-americano, é Fortaleza Escondida. Com um humor áspero e rápido, Kurosawa se mostra eficiente neste faroeste oriental bem trabalhado. O longa também apresenta o fundo filosófico típico de seus trabalhos, funcionando tanto como uma metáfora existencial quanto uma comédia despretensiosa.

A história se passa no Japão, no século 16. Um homem escolta uma princesa fugitiva em meio a território inimigo. Na viagem, encontram dois medrosos fazendeiros, que estão tentando retornar para suas casas depois de fugirem da Guerra Feudal. 

Mesmo que a paleta de cores seja limitada pelo fato de ser um filme em preto e branco, a fotografia se sobressai. Aliás, o visual é a qualidade exacerbada do diretor. A cada experiência sobre os filmes de Kurosawa, é possível notar que ele produzia material além de sua geração. Assim como Kubrick,  Hitchcock, entre outros magos, Kurosawa não faz cinema apenas para diversão, mas também para reflexão.

Comparação

A semelhança entre a saga de George Lucas (Star Wars) e o faroeste oriental de Kurosawa é utilização de personagens de alívio-cômico. Dois indivíduos com conflitos pequenos que demonstram humor e leveza. Logo no início percebemos como Matashichi (Kamatari Fujiwara) and Tahei (Minoru Chiaki) se parecem com R2-D2 e C-3PO, ainda mais quando ambos andam pelo deserto.

Ficha técnica

A Fortaleza Escondida
Diretor:  Akira Kurosawa
Distribuidora: Versátil
Elenco:   Toshirô Mifune, Misa Uehara, Minoru Chiaki, Susumu Fujita…

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado