Menu
Viva

24 anos de criação do Estado do Tocantins são homenageados com uma exposição no Congresso Nacional

Arquivo Geral

01/10/2012 16h31

Foto: Divulgação

Os 24 anos de criação do Estado do Tocantins são homenageados na exposição “Tocantins – A Mesopotâmia Brasileira”, do artista plástico Otoniel Fernandes.A mostra acontece de 8 a 31 de outubro no Salão Branco do Congresso Nacional, de 2ª a 6ª das 9h às 18h.Entrada franca. Classificação Livre. Informações: (61)3215-8092

 

Desde 2008, Otoniel retrata os rios Araguaia e Tocantins com técnica que reforça a luminosidade e o vigor cromático das pinturas. Ele é adepto da pintura ao ar livre e suas obras traduzem a espontaneidade do momento presenciado e expressam o afeto do pintor com as paisagens e personagens. O artista dedica-se às paisagens brasileiras há 33 anos. Defensor dos rios, fez importantes projetos com exposições e livros inspirados no São Francisco, Parnaíba, Paraíba do Sul, Araguaia e atualmente o Rio Tocantins. Contrapondo as pinturas, serão apresentados também alguns poemas dos autores da região, que cantam de forma apaixonada e eloqüente os dois grandes rios que circundam o Tocantins. Segundo ele, sua inspiração surge a partir do momento em que olha e contempla a paisagem.  

 

Otoniel Fernandes Neto nasceu em 1964, em Fortaleza – CE. Sua família mudou-se para Brasília em 1972, quando ele tinha oito anos de idade. Em 1979, começou a pintar no atelier do professor Aluísio Santana. Realizou sua 1ª exposição individual na Sede da AABB, Brasília, em 1982. Em 1983, começou a cursar Licenciatura em Artes Plásticas na UNB e, até 1995, fez dezenas de exposições individuais pelo país, e participou de vários Salões Nacionais. A partir de 1996, o artista começou a trabalhar exclusivamente com exposições temáticas e, desde então, publicou 10 livros de arte que catalogam essas exposições. Dentre suas obras temáticas, destaca-se a exposição em homenagem ao Centenário da Guerra de Canudos, com 50 pinturas inspiradas no livro de Euclides da Cunha, “Os Sertões”. Essas pinturas pertencem ao Museu da Casa Euclidiana, de São José do Rio Pardo – SP.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado