Menu
Saúde

Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e bebida, diz pesquisa

Arquivo Geral

22/12/2014 15h23

Fumar e consumir bebidas alcoólicas são considerados os motivos para o desenvolvimento do câncer de garganta. No entanto, um estudo norte-americano aponta o sexo oral como principal fator de risco de ter a doença.

A pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que o papiloma vírus (HPV) é a principal causa desse tipo de câncer em pessoas com menos de 50 anos. Além disso, quem teve mais de seis parceiros tem nove vezes mais chances de contrair a doença. Se teve algum tipo de infecção provocada pelo HPV, o risco sobe para 32 vezes.

“Com as novas técnicas de identificação de vírus em diversos tecidos, cada vez mais a associação do vírus do papiloma humano (HPV) com o câncer de garganta tem sido verificada”, explica o médico da Clínica Otorrino de Brasília (CEOL), Caio Athayde.

O otorrinolaringologista confirmou o resultado da pesquisa e diz que pelo menos 50% dos cânceres de orofaringe (parte visível da garganta quando uma pessoa abre a boca) têm estreita relação com o HPV, na faixa de 80%. “O vírus é transmitido por contato interpessoal, principalmente, via transmissão sexual. O sexo oral desprotegido tem papel importante na infecção do HPV para a garganta”, diz Athayde.

Existem 200 tipos de HPV e podem provocar lesões de pele. A maioria das infecções são assintomáticas, assim, muitas pessoas não sabem que têm a doença. Por isso, o vírus é disseminado rapidamente. Na Suécia, por exemplo, 25% dos casos tinham relação com com o HPV há 40 anos. Hoje, pulou para 90%.

“A pesquisa aponta para uma nova tendência para o câncer de garganta”, diz o médico. “A vacinação contra o HPV e a orientação do sexo protegido são as principais orientações para a população geral”, aconselha. Há uma campanha para a vacinação de meninas antes da vida sexual ativa, mas ele alerta que é importante vacinar os meninos também e que isso poderia conter drasticamente a infecção.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado