Menu
Torcida

Tratamento vale mais do que um belo sorriso

Arquivo Geral

19/11/2018 15h52

Rodrigo Albuquerque posa ao lado de Lucas Verthein, um dos mais promissores atletas do remo brasileiro e que faz o tratamento ortodôntico com o dentista/Foto: Arquivo Pessoal

Matheus Garzon
[email protected]

Quando se fala na preparação física de um atleta de alto rendimento, fisioterapia e musculação são fundamentais para que um corpo exposto ao limite se mantenha saudável. No entanto, o que Rodrigo Albuquerque faz para ajudar esportistas nas mais diversas modalidades não passa nem perto disso. O segredo para melhorar o desempenho, segundo o carioca, está na boca.

Rodrigo é ortodontista, especialidade da odontologia que busca corrigir a posição de dentes e ossos maxilares, há mais de 20 anos. O profissional conta que, após terminar a segunda graduação em radiologia, começou a perceber que nem todos os casos se resolvem com o uso de aparelho nos dentes. “Observei as análises estruturais de vários casos e vi que algo estava estranho. Nem sempre a mordida ficava certa”, lembra.

A partir desses estudos, o dentista adotou outros métodos no intuito de fazer com que a arcada dentária superior se encaixasse perfeitamente com a inferior. “Passamos a olhar as outras estruturas que compõem a cabeça e a usar o que se chama de reposicionador de mandíbula, que consegue fazer melhor esse trabalho”, esclarece.

Rodrigo Albuquerque explica que os benefícios do uso desse reposicionador estão no fato de que ele dá equilíbrio à todo o corpo. “Ele se torna mais estável, principalmente os movimentos. Gera aumento de força e de velocidade. Tudo porque é, a partir da arcada, que a pessoa adquire essa constância. Uma tendência na musculatura da face, reflete em todos os outros músculos”.

Atualmente o dentista atende mais de 50 atletas dos mais variados esportes e conta que todos melhoraram o desempenho esportivo. “Natação, remo, vôlei, basquete, futebol, futebol americano. Tem de tudo e a resposta sempre é imediata, graças a uma sensorialidade que o corpo possui”, justifica Rodrigo.

O profissional diz, no entanto, que não se lembra quem foi o primeiro atleta a procurá-lo para começar o tratamento, até porque foi um processo natural. “Tem muitos anos que uso esse tratamento. Então alguém que era amador tratava comigo e indicava um amigo, que indicava outro e assim foi acontecendo”, conta.

Desinformação preocupa

Um dos atletas que fazem tratamento com Rodrigo Albuquerque é o lutador do UFC, que chegou a ser mendigo nas ruas de Brasília na infância, Alan Nuguette. Ele conta que a intervenção feita pelo dentista foi essencial para a melhora dele dentro do octógono e compara os resultados a um carro que ganha potência. “Às vezes, um carro pode chegar a 1500 cavalos, mas não chega porque precisa de uma segunda chave. A mesma coisa acontece com o atleta, que pode chegar a 1000% mas, por causa de uma arcada dentária desalinhada, não consegue”, diz o lutador, há dois anos se tratando com o médico.

Nuguette conta que o acompanhamento feito pelo médico foi além de simplesmente fazer um protetor bucal e percebeu melhoras em todos os fundamentos da sua luta. “Ele ajustou todo o meu aparelho bucal. Isso centralizou minha pisada e passei a usar 100% da minha força no lugar correto. Além disso, melhorei meu tempo de rotação do corpo e não sinto tanta fadiga muscular”, relata o atleta, que possui três vitórias e uma derrota desde que passou a fazer o tratamento com o dentista.

O lutador, que hoje mora nos Estados Unidos, faz um alerta aos atletas brasileiros. “Poucos sabem que as lesões podem estar relacionadas a um problema ortodôntico. O trabalho que o Rodrigo traz é essencial. Um atleta de alto nível é a soma desses pequenos detalhes”, comenta.

Saiba Mais

Um dos atletas que o ortodontista Rodrigo Albuquerque trata há mais tempo é o jogador Matheus Alessandro, jovem atacante do Fluminense. “O acompanhamento começou desde que ele era muito pequeno, antes até de ele ser descoberto na Taça das Favelas, no Rio do Janeiro. Foi um resultado muito bom e até hoje continuo a avaliação”, comenta o médico sobre a situação da promessa tricolor.

Entre outras personalidades do esporte que se tratam com Rodrigo Albuquerque estão Olivinha, jogador de basquete do Flamengo, e o brasiliense e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Bruno Schmidt, do vôlei de praia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado