Menu
Torcida

Torneio em Brasília abre o calendário profissional de tênis

Arquivo Geral

01/08/2018 19h24

Divulgação

Matheus Garzon
[email protected]

O Sesc Open de Tênis 2018, competição que abre o calendário do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) terá início nesta quinta-feira (02). O torneio será realizado nas quadras rápidas (piso duro) do Sesc de Taguatinga Sul e distribuirá a maior premiação da categoria: R$ 20 mil, mais hospedagens. Até domingo, 32 atletas estarão na briga pelo título.

O Distrito Federal conta com 14 competidores, a maioria ainda muito jovem. “É um projeto da confederação que quer beneficiar a garotada. É para os jovens pegarem cancha (base/experiência), jogar contra adversários mais velhos, já profissionais, que disputaram em outros lugares do Brasil e até do mundo”, conta Sérgio Oprea, presidente da Federação Brasiliense de Tênis (FBTDF).

A escolha do Sesc de Taguatinga para sediar o evento não foi por acaso. As conversas começaram há dois meses e a estrutura apresentada é excelente. “Eles têm um centro muito legal, atendem mais de 400 tenistas. Além disso, é bom sair do Plano Piloto. Muita gente nem sabia que o Sesc tinha essa estrutura”, comenta Sérgio Oprea.

Uma das principais atrações do torneio será o brasiliense Gilbert Klier, de 18 anos. Ele chegou nas quartas de final da chave juvenil de Wimbledon, maior torneio de tênis do mundo e um dos mais disputados Grand Slams do planeta, e campeão do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre. O tenista, que se mudou para o Rio de Janeiro em 2016, comemora a oportunidade de voltar à terra natal. “É uma oportunidade grande de jogar onde nasci, onde comecei e dar o meu melhor para conseguir os melhores resultados possíveis”, afirma Gilbert Klier.

Mesmo jovem e acostumado com campeonatos juvenis, Gilbert diz não se assustar com a possibilidade de jogar contra atletas mais experientes. “O nível dos torneios juvenis que eu jogo já é muito alto. A grande diferença é que essa competição, por ser profissional, já pode ter prêmio em dinheiro, coisa que o juvenil não tem”.

Motivação

Vice-campeão da categoria 16 anos do Grupo A do Brasileirão, em Uberlândia, André Silva ganhou o wild card para a competição e será uma das apostas do torneio. O paulista se diz motivado com o convite e pretende dar o seu máximo nas quadras de Brasília. “É uma ótima experiência. Estou muito feliz de participar. Meu objetivo é fazer o meu melhor e espero vencer os jogos.”, aponta.

Entre os outros promissores atletas que estarão em quadra, destacam-se o catarinense Mateo Reyes, campeão do Roland-Garros Junior Wild Card Competition, e o paulista Mateus Alves, vice-campeão do G1 de Barranquilla e pupilo do ex-top 90 do mundo, Thiago Alves.

A final do Sesc Open de Tênis 2018 ainda terá transmissão do Bandsports. Sérgio Oprea, comemora o feito. “É um incentivo muito bacana para esses jovens, jogar e poder aparecer na televisão.”

As competições na capital federal não param por aí. Brasília vai receber mais uma competição no fim de agosto: a Copa Correios, que ocorrerá no Iate Clube. Será a terceira etapa do Circuito Profissional CBT que ainda passará por cidades Vitória-ES, Porto Velho-RO e Macapá-AP.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado