Menu
Torcida

No boxe, Brasil conquista primeiro ouro na Argentina

Arquivo Geral

17/10/2018 20h38

Keno Machado no topo do pódio: primeira vez que o Hino Nacional tocou em Buenos Aires nos Jogos Olímpicos da Juventude/Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

Finalmente o hino nacional brasileiro tocou em Buenos Aires. No penúltimo dia de competições dos Jogos Olímpicos da Juventude, Keno Machado conquistou, nesta quarta-feira (17), o título da categoria até 75kg do boxe. Ele encarou na decisão o argelino Farid Douibi e venceu por decisão unânime dos cinco árbitros nos três rounds de disputa. É o primeiro ouro da delegação nacional na competição argentina e o segundo do boxe brasileiro na história do megaevento. O primeiro foi conquistado por David Lourenço, em Cingapura, na edição de 2010.

Para chegar à decisão, o atleta brasileiro também venceu de forma incontestável, com decisão unânime, o tailandês Weerapon Jongjoho (10/9, 10/9 e 10/9), na semifinal.

“Nem sei o que falar. Não sei como vou comemorar depois. A gente vem se preparando desde 2016 para esse momento e estou muito feliz”, afirmou o atleta, momentos depois de sair do ringue com a medalha de ouro garantida.

A luta de estreia de Keno acabou vencida por W.O. O adversário seria o italiano Naichel Millas, que acabou desclassificado depois de fazer gestos obscenos para os juízes após a derrota para o tailandês Weerapon Jongjoho.

Com 18 anos, Keno deu os primeiros golpes aos 13, no interior da Bahia. Não demorou para ser descoberto por um treinador de São Paulo, que lhe garantiu a estrutura para evoluir. Nas categorias de base foi campeão brasileiro cadete duas vezes seguidas. Hoje, cursa a faculdade de educação física e, mesmo sendo atleta juvenil, integra a seleção principal desde janeiro.

Bronze

Mais cedo, o Brasil conquistou outra medalha no boxe. Luiz de Oliveira foi bronze na categoria até 52kg. Na decisão da medalha, ele superou o irlandês Dean Patrick Clancy por decisão unânime dos juízes. Luiz é neto de Servílio de Oliveira, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na modalidade, justamente um bronze, nos Jogos do México, em 1968, há 50 anos.

Fonte: Rededoesporte.gov.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado