Menu
Torcida

Mané Garrincha recebe , pela primeira vez, etapa Neymar Jr’s Five

Arquivo Geral

20/04/2018 7h00

Divulgação

Gabriel Lima
[email protected]

Pela primeira vez, o Mané Garrincha vai receber uma etapa qualificatória da Neymar Jr’s Five, competição idealizada pelo craque do PSG, que coroa o campeão mundial com uma visita ao brasileiro em Paris, além de uma disputa contra o camisa 10 da Seleção Brasileira. O torneio está programado para acontecer neste final de semana, a partir das 7h.

Disputado desde 2016, o campeonato trás, no máximo, sete jogadores em cada time, com atletas de 16 a 25 anos, sendo que dois jogadores podem ser inscritos acima da idade limite. Nos dois dias do evento, 128 equipes mistas, formados por homens e mulheres, além de 12 equipes exclusivamente femininas – outra novidade na competição -, entrarão em campo com o objetivo de viajar até a capital francesa para conhecer Neymar e seus “parças”.

A disputa será no 5 x 5 e cada equipe poderá ter dois jogadores no banco. Baseado no sistema “Outplay them all” (supere todos eles, em português), o time que sofrer um gol, perde um atleta, que não poderá retornar nem em caso de substituição. A partida termina assim que um dos times não contar mais com nenhum jogador em campo ou se o relógio bater os dez minutos, contados de forma corrida, sem paralização.

O campeão de amanhã, enfrenta o primeiro colocado do domingo. O vencedor dessa decisão se classifica para a seletiva nacional, disputada no Instituto Neymar Jr., em Praia Grande, São Paulo.

Dennis Brito é o capitão de um time que leva seu nome. Para ele, o campeonato chama a atenção por ser internacional. “É importante não só para mim, mas para os meus companheiros. Estamos motivados para conquistar o campeonato e conhecer o Neymar”, contou.

E a definição do jogo deles é parecida com o que craque brasileiro defende. “O nosso ponto forte é jogar com ousadia, alegria, respeito, além da amizade”. Além da forma de jogar, o time candango ainda conta com “craques do futebol mundial”. “Um de nossos atletas, o Diego Braian, tem o estilo de jogo do Tony Kross, além de ser muito parecido com o craque alemão. O Igor Oliveira se inspira no Cristiano Ronaldo e eu no Neymar, pela criatividade e a facilidade que ele joga”, concluiu o capitão.

O torneio, que acontece em todos os continentes, é considerada como uma das maiores competições amadoras do mundo. Além da seletiva na capital federal, ainda terão representantes de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Campinas, de Curitiba, de Belo Horizonte, de Manaus, de Santos, de Porto Alegre e de Recife.

O campeão nacional viaja para Paris, onde enfrenta o vencedor de cada continente, e terá a oportunidade de conhecer e enfrentar o craque brasilieiro.

Em 2017, mais de 27 mil times e mais de 100 mil atletas, de 53 países diferentes, estiveram na disputa.

Mulheres também vão participar

Neste ano, a Neymar Jr’s Five terá, pela primeira vez, uma categoria exclusivamente feminina. Disputada apenas no domingo, essa seletiva contará com 12 equipes, que também seguem em busca do sonho de conhecer o craque do PSG e conquistar o título da competição.

Uma das equipes que entra na disputa é a Maquinada. Juntas desde 2014, elas formam também um time de futsal. Mas como só sete podem ser inscritas, Anne Oliveira, a capitã, garante que vão representar todas as atletas e a comissão técnica que não puderam participar.

A atleta entende que essa participação é importante, uma vez que todos merecem seu espaço no esporte. “Existem muitas mulheres boas de bola e que nunca tiveram a oportunidade de mostrar o quanto conhecem o futebol. A abertura dessa categoria veio tarde, mas para ficar. Vai ajudar na representatividade das mulheres no esporte”, disse.

O ponto forte da equipe, destacado pela capitã, foi o entrosamento adquirido pelo tempo juntas dentro de quadra. “A união talvez seja nosso ponto forte”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado