Menu
Mais Esportes

Homônimo da lenda do MMA, brasiliense se muda para os EUA

Arquivo Geral

23/02/2015 7h00

Celeiro de lutadores como Rani Yahya e Renato Moicano, ambos no seleto plantel do UFC, Brasília terá, em breve, mais um nome treinando nos Estados Unidos. 

Trata-se de Wanderley Camilo, atleta da Five Rounds, equipe capitaneada por Pedro Galiza. Tudo começou com o título de uma das etapas da Naga, a Associação Norte-Americana de Luta Agarrada. Desde então, ele recebeu convite para voltar a treinar no braço norte-americano da Brazilian Top Team e aceitou: vai passar seis meses em Melbourne, na Flórida.

Já em território norte-americano, o lutador sentiu as primeiras diferenças em relação aos combates disputados no Brasil. 

“Aqui, se você consegue pontuar, você continua lutando para buscar a finalização. Percebi que nos Estados Unidos, se o cara consegue um pontinho, já começa a amarrar a luta, para ganhar por aquela pontuação, nem que seja meio a zero”, compara.

Agora, o lutador candango, que conta com sete vitórias em seu cartel, incluindo a última, que valeu o cinturão do Centro Oeste Fight, na categoria até 77kg, quer treinar e lutar nos Estados Unidos, focando de vez na carreira de lutador de MMA buscando uma vaga, quem sabe, no UFC.

Nada de lugar estranho

A primeira passagem pela Flórida rendeu algumas amizades a Wanderley. Elas serão muito importantes no período em que ele passar nos Estados Unidos, já que a cidade de Melbourne, diferentemente de outras no estado, não conta com tantos brasileiros.

“Já conheço a cidade e, desta vez, estou indo também para dar aulas. O principal é focar nas competições de MMA. Também vou participar de algumas de jiu-jitsu”, explica, reforçando que ainda não tem lutas marcadas no novo país onde treinará daqui para frente.

“São novos ares, um país diferente. O pessoal me recebeu muito bem quando eu fui. Essa é minha esperança maior, ir para lá e viver melhor como atleta. A gente faz uma amizade muito grande com os alunos”, comentou. 

Para ele, a saudade será grande, mas a vontade de vencer fazendo o que gosta fala mais alto. “É difícil deixar tudo aqui e arriscar em outro lugar. Até pessoal de outras filiais da academia eu já conheço. Estou meio adaptado ao sistema deles até. Conhecer algumas pessoas já facilita muito”, comemora.

Lutas? Só mesmo no Brasil

Aos 30 anos, Wanderley nunca participou de uma luta de MMA no exterior. Foram apenas embates de jiu-jitsu ou de submission, versão da arte suave onde não se usa kimono. 

Segundo o site Sherdog, especializado em estatísticas envolvendo o MMA, Wanderley lutou 12 vezes, conquistando sete vitórias. A maioria dos desafios na carreira de Lajota, apelido do lutador, foi disputado em Brasília, cidade onde o lutador nasceu e cresceu. 

O brasiliense não conheceu o dissabor da derrota nos últimos três combates em que participou, lhe rendendo o cinturão do Centro-Oeste Fight. 

Saiba Mais

A pequena cidade de Melbourne conta com menos de 100 mil habitantes, segundo o último censo realizado, ainda em 2010.
 
Além de Melbourne, Boca Raton e Jacksonville são outras cidades na Flórida que também contam com filiais da equipe Brazilian Top Team.
 
Entre os nomes que já defenderam a Brazilian Top Team estão Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro, Murilo Bustamente e, mais recentemente, Rousimar Palhares, o Toquinho.
 
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado