Menu
Torcida

Mais de 650 atletas se enfrentam nos Jogos Universitários em Brasília

Arquivo Geral

06/08/2018 11h40

Divulgação/CBDU

Matheus Garzon
[email protected]

Atletas universitários de vários estados passam a medir forças a partir desta terça-feira (6), na conferência central dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ao todo, cerca de 650 atletas devem vir a Brasília para buscar uma vaga na final dos jogos, prevista para novembro, em Maringá-PR.

A grande novidade da 71ª edição do JUBs é a criação de conferências. De acordo com o vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Alim Maluf Neto, a ideia de fazer uma regionalização do campeonato antes das finais valoriza a meritocracia. “Dividimos o País em quatro, sem respeitar necessariamente as regiões geográficas. Queríamos aproximar os estados e possibilitar que mais times participassem”, conta.

A partir dessa divisão, além do Distrito Federal, a conferência central abrange os estados do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. As 28 universidades estarão representadas. Ainda segundo Alim Maluf, a ideia foi inspirada na formatação da Liga do Desporto Universitário (LDU) e deu muito certo na conferência Norte e Nordeste. “Essa regionalização ajuda numa maior qualidade de organização, de recepção e participação das universidades”, explica.

Serão disputados apenas esportes de quadra: basquete, futsal, vôlei e handebol. As partidas de futsal ocorrerão no ginásio do Cruzeiro. As de handebol terão sede no ginásio do Colégio La Salle e as de voleibol no ginásio do Clube AABB. Já o basquete será disputado no ginásio do Centro Olímpico da UnB.

Os locais, segundo Alim Maluf, foram escolhidos com o esforço da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU-DF). “É uma parceria. Nós custeamos os campeões do ano passado, a federação cuida da parte organizacional, como arbitragem e ginásios, e as outras faculdades se preocupam em ir à competição.”, conta.

Forma de disputa

A classificação para esta fase regional foi feita por meio de jogos estaduais e distritais. As faculdades filiadas às respectivas federações participam do campeonato e os melhores de cada esporte recebem o convite. No DF, por exemplo, os jogos universitários ocorreram entre maio e junho.

Serão dois grupos de três participantes para cada modalidade. Os dois melhores de cada grupo se classificam para a semifinal e os vencedores vão para a final. E seguida, as três melhores equipes de cada modalidade se classificam para a final nacional do JUBs.

A tabela, no entanto, ainda não foi divulgada. O presidente da FESU-DF, Rodrigo Pereira, explica que os confrontos só serão divulgados nesta segunda-feira (6), às 19 horas. “Temos a confirmação das universidades, mas sempre pode haver algum problema no caminho. Vamos esperar os times chegarem e, se for necessário fazer alguma alteração, será feita”, explica. A distribuição de datas, porém, já está fixada. Entre terça e quinta, serão quatro jogos por dia pela fase de grupos, na sexta serão disputadas as semifinais e no sábado as decisões e premiações.

Com relação à escolha de Brasília para ser sede dessa etapa do JUBs, Rodrigo faz questão de lembrar que não é a primeira vez que isso acontece. “Já recebemos a LDU de 2016, em que teve mundial de triatlo. A capital vem sendo referência em sediar esses tipos de evento”, ressalta.

Rodrigo cita ainda que o evento não deve ser prestigiado apenas pelos estudantes-atletas. “A ideia é que toda a comunidade universitária participe. Queremos levar o esporte para ser visto. O intuito é estimular mais pessoas a participarem”, conclui.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado