Menu
Futebol

Aprovada pela CBF, Primeira Liga começa a ser disputada em 2016

Arquivo Geral

09/10/2015 17h41

Mais um torneio “alternativo” do futebol brasileiro se concretizou na manhã desta sexta-feira. A chamada Primeira Liga foi aprovada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em reunião no Rio de Janeiro e organiza sua edição inaugural em 2016.

O CEO da Liga, Alexandre Kalil, ouviu da boca de Marco Polo Del Nero que a entidade máxima do futebol nacional dá aval para a realização do torneio. Desta forma, ficam faltando apenas detalhes para a competição recém-criada ter suas datas anunciadas publicamente.

O calendário proposto pela Primeira Liga prevê o final no dia 30 de março. Desta forma, o período da competição coincide com o de disputa dos torneios estaduais, assim como da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Serão cinco datas para a Primeira Liga.

As demais pendências da Primeira Liga devem ser resolvidas em reunião entre representantes dos clubes que a compõem. O encontro deve acontecer na quinta-feira, quando se decidirão os times participantes da primeira edição. Arbitragem, acesso e descenso também estarão na pauta.

A Liga é composta por 15 times, mas nem todos estarão na primeira edição. A expectativa é que o método de exclusão seja o ranking da CBF, que deixaria de fora América-MG e Paraná (os últimos a se filiarem) acompanham de longe junto a Chapecoense, Criciúma e Joinville. Se assim for, o torneio em 2016 terá Avaí, Atlético-MG, Atlético-PR, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense, Flamengo, Internacional e Grêmio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado