Menu
Futebol

São Paulo desafia tabu na Vila Belmiro em semifinal contra Santos

Arquivo Geral

19/04/2015 12h45

Santos e São Paulo voltam a duelar por uma semifinal de Campeonato Paulista neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro. Apesar de não perder para o Peixe há três jogos, o Tricolor amarga o retrospecto de ter sido eliminado pelo rival nas últimas três vezes em que se encontraram nesta fase do Estadual, nas edições de 2010, 2011 e 2012. Além disso, a equipe da capital não triunfa no Urbano Caldeira há seis anos.

Para acabar com as marcas negativas, o São Paulo chega à partida deste fim de semana animado pela série de três vitórias sob o comando interino de Milton Cruz e concentrado também por ter um compromisso decisivo da Copa Libertadores da América na quarta-feira, diante do Corinthians.

“Todo nosso elenco tem uma motivação a mais nos jogos decisivos. Estamos mostrando isso em cada treinamentos. Não só eu, mas cada jogador tem potencial para decidir a partida. Estamos unidos para ganhar um título muito importante este ano”, afirmou o atacante Alexandre Pato, que tem presença garantida apenas diante do Peixe, já que não poderá jogar contra o Corinthians por questões contratuais.

Para avançar à decisão do Estadual, o Tricolor precisa acabar com o jejum de vitórias na casa do rival, que se estende desde 2009, quando triunfou por 4 a 3 na Vila, com gol e expulsão de Rogério Ceni. “Recebi cartão vermelho naquele jogo e me lembro que foi disputadíssimo, como devem ser as próximas partidas, contra Santos e Corinthians”.

O técnico interino Milton Cruz faz mistério sobre a escalação, mas não vai poder contar com o volante Souza, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Denilson e Wesley voltam a ficar à disposição e vão para o jogo. Já Rodrigo Caio deve ser desbancado para a reserva.

O treinador despistou ainda sobre a situação de Luis Fabiano, que pode continuar no banco, para estar mais pronto no clássico contra o Corinthians, quando Alexandre Pato não poderá atuar por questões contratuais.

Já o Santos não precisa se dividir com a Libertadores. Dono da segunda melhor campanha da primeira fase do Paulista, o clube chega descansado e completo para o clássico deste domingo. Marcelo Fernandes levou o time à segunda fase da Copa do Brasil mesmo poupando sete titulares diante do Londrina, no meio da semana. O plano foi fundamental para Robinho, Renato e David Braz se recuperarem para o San-São decisivo.

Robinho deixou a partida contra o XV de Piracicaba, há uma semana, após uma fisgada no músculo posterior da coxa esquerda, Renato desfalcou a equipe nos últimos dois jogos em função de dores no tornozelo e David Braz passou por uma pequena cirurgia na mão por causa de uma fratura no dedo anelar sofrida na última rodada da primeira fase.

Na quinta-feira, porém, os três titulares já treinaram normalmente e aliviaram o torcedor santista. O único desfalque do Peixe será Gustavo Henrique. O jovem zagueiro foi diagnosticado com um edema no músculo posterior da coxa esquerda e não ficará à disposição. Assim, Werley volta à equipe titular.

A tendência é que Marcelo Fernandes mantenha o time que atuou na maioria dos jogos santistas na temporada. Porém, no clássico contra o Corinthians, o treinador optou por sair jogando com Elano. Contra o Londrina, o volante marcou o gol da vitória alvinegra e se candidatou a um lugar no time para a decisão deste domingo.

“Costumo brincar que só a experiência não ganha, tem que jogar. Procuro ajudar com a minha experiência, com os jogos decisivos. Quando você tem grandes adversários é porque está disputando finais. Esses jogos me levaram à Seleção, são nesses jogos que os grandes aparecem”, avisou o atleta de 34 anos.

Única vantagem nesta semifinal, o Santos também aposta no ‘fator casa’. Na sexta-feira, o clube anunciou que todos os ingressos já estavam vendidos para a semifinal e a promessa é de muita pressão na Vila Belmiro. Como se não bastasse o bom retrospecto contra o rival na Baixada desde 2009, o Peixe está invicto no seu estádio nesta temporada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado