Menu
Futebol

Derrota no Candangão deixa o Gama em segundo

Arquivo Geral

26/03/2015 8h10

A 11ª rodada do Candangão, que contou com cinco jogos simultâneos na tarde de ontem, trouxe uma nuvem de indefinição para o campeonato. Afinal, os classificados para a segunda fase já eram conhecidos, mas as posições definitivas ainda eram uma incógnita.

O rebaixado também era desconhecido. Três equipes entraram em campo com apenas uma meta em mente: escapar da degola. 

Foram 90 minutos para que todas as situações fossem definidas. Brasília, Gama, Brasiliense, Ceilândia, Luziânia, Sobradinho, Formosa e Paracatu se classificaram. As equipes jogarão confrontos de ida e volta, com o Brasília enfrentando o Paracatu, o Gama pegando o Formosa, além de Brasiliense x Sobradinho e Luziânia x Ceilândia. O rebaixado foi o Ceilandense, que não venceu uma partida sequer na competição.

Muitos gols

Quem reclamou de poucos gols durante as outras dez rodadas do Candangão não pode repetir a queixa na jornada da tarde de ontem. Ao todo, foram 12 gols anotados nas cinco partidas, uma média de 2,4 tentos. 

Para se ter uma ideia do quão afiados estavam os goleadores, a 11ª rodada do Candangão só perdeu, em número de gols, para a 3ª e 1ª jornadas, quando foram anotados 15 e 14 tentos, respectivamente.

Emoção até o fim

O Gama entrou em campo precisando da vitória para garantir a primeira colocação após o final da fase de classificação. Em caso de tropeço diante do Cruzeiro, que ainda não havia garantido a permanência na primeira divisão, o Alviverde teria de torcer para que o Brasília não batesse o Santa Maria.

Com o Carcará batendo o Periquito em pleno Bezerrão, o Gama ainda mantinha a liderança graças ao empate do Colorado com a Águia. O panorama só mudou aos 29 minutos do segundo tempo do jogo do Brasília, quando Bruno Morais marcou o segundo do Colorado e garantiu o resultado positivo.

Com o topo da tabela, o Brasília, atual vice-campeão da cidade, mostra que mais uma vez brigará pelo título e a consequente vaga na Série D do Brasileirão.

Saiba mais

O Candangão 2015 deveria ter sido disputado por 12 equipes.

O Samambaia, no entanto, desistiu da disputa poucos dias antes do fim e, por isso, acabou rebaixado automaticamente.

Por conta da ausência do campeão da Série B candanga de 2014, cada uma das demais 11 equipes teve direito a uma folga durante a disputa do Candangão.

As folgas, naturalmente, se deram quando os times deveriam enfrentar o desistente.

Torcedores ficam na bronca

“A mão que afaga é a mesma que apedreja”. Este ditado popular certamente estará na cabeça de dirigentes, jogadores e comissão técnica do Gama depois da derrota de ontem por 1 x 0 contra o Cruzeiro. Foi o primeiro revés do Alviverde desde a segunda rodada, quando foi abatido pelo Paracatu, no interior mineiro.

Nem mesmo o horário adverso (16h em plena quarta-feira útil) foi capaz de afastar o torcedor gamense, que compareceu em bom número para prestigiar a última partida do time na primeira fase.

No começo do jogo, com as boas chances criadas pelos donos da casa, a torcida se animou nas arquibancadas e empurrou o time. Os elogios e aplausos demoraram um pouco para se tornarem vaias e xingamentos, muitos direcionados a Formiga e Dudu Gago. 

O gol do Cruzeiro, em bola aérea completada por Victor Santana, foi a chave para que os apupos se intensificassem. Até o apito final, não faltaram xingamentos e referências ao placar do jogo do Brasília, que, àquela altura, assumia a liderança do campeonato. Os apupos, claro, continuaram com os jogadores se dirigindo aos vestiários após o jogo.

“Torcedor é desse jeito, muita emoção. Cabe a nós, jogadores, fazermos uma grande partida no próximo jogo e reconquistarmos o apoio deles”, ponderou o volante Baiano, que não saiu entre os titulares pois já possuía dois cartões amarelos e, por opção da comissão técnica, saiu entre os reservas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado