Menu
Futebol

Tite atribui Corinthians mais ofensivo ao seu período sabático

Arquivo Geral

02/03/2015 12h01

O final da segunda passagem de Tite pelo Corinthians ficou marcado por recorrentes empates sem gol e pela falta de criatividade ofensiva. De volta ao clube do Parque São Jorge em 2015, o técnico armou um time que tem se caracterizado pelo grande volume de jogo – segundo ele, algo que o seu período de estudos no ano passado proporcionou.

“Sistematicamente, passei a adotar mais jogadas de infiltração depois do intercâmbio. Você toca a bola e infiltra a toda hora. Estou praticando uma ofensividade maior de quem vem de trás”, disse Tite, em participação no programa Mesa Redonda de domingo, da TV Gazeta, sem perder o hábito de mencionar o seu novo esquema tático predileto. “O 4-1-4-1 me proporciona fazer essa pressão alta no ataque.”

De fato, o Corinthians adquiriu mais mobilidade e alternativas no ataque dessa maneira. O meio-campista Elias voltou a aparecer bem como elemento surpresa, como fez diante do São Paulo, por exemplo, pela Copa Libertadores da América.

Outra novidade foi a presença de mais um jogador com características ofensivas no meio-campo corintiano. Esse homem seria o uruguaio Lodeiro, que se transferiu para o Boca Juniors, da Argentina, mas a função acabou muito bem executada por Jadson. Na época de Mano Menezes, que hoje segue Tite e aproveita o tempo livre para estudar, a equipe era mais cautelosa, com Petros como titular.

Apesar de satisfeito com o Corinthians atual, Tite lembrou que tem condições de implantar outras inovações no decorrer da temporada. Graças também às viagens que fez em 2014 para se reciclar.

“O intercâmbio me fez ver uma diversidade de treinamentos. Você consegue trabalhar a equipe de diversas formas, ser mais criativo. Eu precisava ter essa referência maior. Queria ver de perto como grandes equipes como Barcelona e Bayern de Munique se comportavam, assistir à final da Champions. Fui acompanhar a decisão da Libertadores. Isso tudo te dá algumas confirmações”, concluiu Tite.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado