Menu
Futebol

Brasília tem o título garantido por decisão do STJD e irá disputar a Sul-Americana 2015

Arquivo Geral

28/11/2014 9h17

220 dias separaram a final da Copa Verde até que o Brasília, enfim, pudesse desentalar o grito de “é campeão”. Ontem, o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) manteve nas mãos do Colorado o triunfo na primeira edição do torneio. 

A final foi disputada no dia do aniversário da cidade, com 50 mil pessoas no Mané Garrincha. O Brasília acabou levando nos pênaltis após vencer o jogo por 2 x 1 – o Paysandu havia vencido o primeiro jogo pelo mesmo placar.

Após a decisão favorável, o presidente do Brasília, Luís Carlos Alcoforado, comemorou, mas lamentou o período necessário para o veredito. “Isso tudo representa mais do que um alívio, é um conforto que nos traz. O resultado extra campo seria muito injusto. A decisão foi muito tardia e atrapalhou nosso planejamento”, diz.

Planos para o futuro

Apesar de agora saber que terá duas competições para jogar em 2015 (Candangão, no primeiro semestre, e Copa Sul-Americana, no segundo), Alcoforado sabe que o Brasília tem um longo caminho para montar um elenco forte para a disputa de ambas as competições. 

“Temos compromissos a saldar. Agora, vamos em busca de investidores que possam apoiar o Brasília, que está em situação muito delicada.”, crava.

Relembre o caso

O Paysandu entrou com pedido no STJD afirmando que o Brasília jogou a segunda partida da decisão com quatro jogadores irregulares. O Colorado se defendeu, alegando que os jogadores estavam com a situação regular, mas os nomes (de Índio, Gilmar, Igor e Fernando) não apareceram no BID por conta de um problema no sistema da CBF.

Saiba mais

Com o título da Copa Verde garantido, o Brasília será um dos representantes do país na disputa da Copa Sul-Americana. 

O Colorado será o primeiro clube do Distrito Federal a disputar uma competição internacional.

Com o vice-campeonato candango conquistado neste ano, o Brasília está garantido na Copa Verde do ano que vem, onde tentará defender o título.

Fórmula semelhante

O fato de agora ter um calendário consolidado em 2015 não quer dizer que o Brasília não atuará com muitos jogadores de sua base, repetindo fórmula que foi usada em 2014. Quem garante é o presidente da equipe.

“A decisão não altera a valorização da nossa base e é com ela que vamos trabalhar. No Candangão deste ano, eram quase 10 jogadores da base no elenco do profissional. Vamos usar os jovens para que eles possam despontar no cenário do futebol”, sentencia, Alcoforado.

Possíveis reforços

O presidente aponta ainda que é possível que os jovens recebam o reforço de jogadores mais experientes. A chegada de outros atletas, porém, depende do acerto com patrocinadores que injetem recursos no clube.

“Ainda preciso conversar com alguns jogadores da base que estão aqui e outros que estão fora para ver como vai ficar a situação de cada um”, revela.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado