Menu
Futebol

Cristiano Ronaldo dá vitória ao Real na Suíça; Liverpool se complica

Arquivo Geral

26/11/2014 20h42

O Real não deu espetáculo, até sofreu mais do que precisava, porém garantiu mais uma vitória na Liga dos Campeões, se manteve na liderança do Grupo B e agora apenas espera pelas oitavas de final. O time merengue visitou o Basel, no St Jakob Park, na Suíça, e venceu por 1 a 0. O português Cristiano Ronaldo apareceu mais uma vez para selar o triunfo dos espanhóis e chegar ao 71º na história da Liga dos Campeões.

O outro jogo do grupo foi emocionante. Na Bulgária, o Liverpool, que tinha apenas uma vitória até o momento, vencia o Ludogorets de virada até os 43 minutos do segundo tempo, mas os donos da casa foram buscar a igualdade de 2 a 2 e deixaram a decisão do segundo classificado às oitavas de final para a próxima rodada.

Com os resultados, o Real Madrid mantém 100% de aproveitamento, chega aos 15 pontos na primeira colocação, e agora assiste de camarote a briga pela segunda vaga. Basel e Liverpool chegam empatados com seis pontos, e vão se enfrentar na última rodada, em Anfield, estádio do time inglês. O Ludogorets, já eliminado, visita o tranquilo time merengue no Santiago Bernabeu.

Cristiano Ronaldo garante vitória

Animado com a boa campanha do Basel até o momento, o torcedor apoiou desde o primeiro minuto de bola rolando no St Jakob Park. O incentivo das arquibancadas ajudou os suíços a segurarem a equipe merengue, que, com muito mais qualidade com a bola nos pés, trocava passes em velocidade, porém não encontrava espaços para chegar com perigo ao gol adversário.

O Basel, por sua vez, tinha sua estratégia evidenciada pelo posicionamento da equipe no gramado. Ao apostar nos contra-ataques, o time da casa colocava a maior parte dos jogadores para trás do meio de campo e esperava o erro do Real Madrid. Com o passar do tempo, porém, os merengues já não conseguiam ter o mesmo domínio, o que fez os anfitriões se animarem na parte ofensiva.

Com um meio-campo formado por Kroos, Isco e James, o Real dava espaço à frente da sua zaga, o que culminou em chutes de longa distância. O Basel, por sua vez, não acertava a pontaria, e ainda pagou caro por se animar. Quando deu espaço, já aos 35, Benzema fez a jogada pela esquerda, invadiu a área com liberdade e rolou para Cristiano Ronaldo inaugurar o marcador na Basileia.

Por precisar do resultado para se manter com a segunda colocação, o time suíço voltou mais ofensivo na etapa complementar, tentando aproveitar os espaços deixados por um adversário com poucos marcadores. Desta forma, conseguiu achar espaços para assustar Keylor Navas, mas os chutes de Gashi não levavam perigo. Apesar do esforço, a falta de qualidade do Basel era visível no ataque.

O Real, por sua vez, não fazia grande partida, ainda pior do que o primeiro tempo. A postura merengue contribuía para que os suíços seguissem animados, mesmo faltando qualidade. Aos 16, Embolo recebeu no meio da zaga, levou em direção ao gol, tentou tirar de Keylor Navas, mas ao tentar o chute viu o goleiro costarriquenho se esticar para evitar o empate do Basel no St Jakob Park.

Carlo Ancelotti percebeu que precisava mudar sua equipe, e assim colocou o volante Illarramendi na vaga de Benzema. Desta forma, Bale e Cristiano Ronaldo ficaram soltos no ataque, e assustaram em duas oportunidades: o galês acertou o travessão, enquanto o português jogou pela linha de fundo a chance de ampliar. Com a situação controlada, o Real precisou apenas esperar o apito final.

Liverpool não sai do empate e se complica

No jogo para se manter vivo nesta Liga dos Campeões, o Ludogorets era obrigado a fazer a lição de casa, e assim abriu o placar na Bulgária com apenas três minutos de bola rolando. Marcelinho arriscou de fora da área, Mignolet não conseguiu agarrar, o rebote ficou com Abalo, que completou para o fundo das redes.

O gol deixaria o Liverpool em situação muito complicada, já que os ingleses tinham somado apenas três pontos até o momento. A reposta, portanto, foi rápida. Apenas cinco minutos depois de sair atrás do marcador, Gerrard lançou para o meio da área, Lambert brigou com a zaga, ganhou na força e empatou o duelo.

Antes mesmo do intervalo o time inglês conseguiu a virada quando Sterling apostou na velocidade, cruzou para o meio, e Henderson completou dentro da área aos 37.

Agarrados ao resultado, os Reds recuaram durante todo o segundo e sofreram vários sustos até permitirem o empate aos 43. O escanteio cobrado na primeira trave foi desviado e deixou a defesa vermelha perdida, apenas observando Terziev testar para dar números finais ao duelo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado