Menu
Torcida

Fórmula 1 será no Rio de Janeiro no ano que vem, anuncia Bolsonaro

Aline Rocha

08/05/2019 14h51

Foto: Agência Brasil

Aline Rocha
[email protected]

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou em evento nesta quarta-feira (8), a transferência do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 para o Rio de Janeiro em 2020. O termo de cooperação para as obras do Autódromo de Deodoro com o governo do estado e a prefeitura da capital já foi assinado. As obras deverão ser finalizadas em 6 ou 7 meses e o autódromo terá capacidade para receber 130 mil pessoas.

Há 30 anos o prêmio ocorre no Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, em São Paulo. “São Paulo, como havia participação pública e uma dívida enorme, tornou-se inviável a permanência da Fórmula 1 lá. Então, vieram para o Rio de Janeiro e a construção será concluída em 6 ou 7 meses após o início das obras”, explica o presidente.

Bolsonaro explicou, ainda, que recursos públicos não serão destinados para as obras, e que acredita que a transferência do GP para o Rio de Janeiro estimulará o setor hoteleiro e o turismo na cidade, podendo gerar mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acredita que as obras comecem em menos de dois meses. “Estamos lançando o edital. As empresa terão a oportunidade de apresentar suas propostas. Em 45 dias, vamos abrir os envelopes e a vencedora poderá começar as obras”, explica.

O autódromo será erguido em terreno cedido pelo Exército, fazendo com que o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, também assinasse o termo. Bolsonaro negou, ainda, que impactos ambientais sejam causados pelas obras e parabenizou a atitude das Forças Armadas por preservar a região.

Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, garantiu a legalidade para construção do autódromo no local escolhido. “Ali pode ser feito o autódromo. E para o meio ambiente é muito melhor, porque terá mais gente cuidando do entorno”, explica.

Bolsonaro fez o anúncio após participar de cerimônia do Dia de Vitória, evento que rememora o êxito da participação brasileira na 2ª Guerra Mundial, há 74 anos. A cerimônia ocorre, todos os anos, no Monumento Nacional aos Mortos, também conhecido como Monumento dos Pracinhas, localizado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Outro lado

Foto: Divulgação/GP Brasil

A Interpub, empresa responsável pela realização do GP Brasil de Fórmula 1, divulgou nota oficial nesta quarta-feira afirmando que existe um contrato vigente para a realização da etapa da categoria com a cidade de São Paulo até 2020. O posicionamento foi divulgado após a afirmação do presidente Jair Bolsonaro indicando que a corrida passará a ser realizada no Rio de Janeiro a partir do ano que vem, após a construção de um novo autódromo em Deodoro, na zona oeste da cidade.

“Há um contrato vigente para a realização do GP Brasil de Fórmula 1com a cidade de São Paulo até 2020. E ambas as partes (Fórmula 1 e Prefeitura Municipal) continuam honrando seus compromissos”, disse trecho da nota oficial.

O acordo em vigor entre Interlagos e a Fórmula 1 foi assinado em 2014. Como contrapartida pelo contrato, o autódromo recebeu nos últimos anos recursos federais de R$ 160 milhões para reformar e ampliar o paddock, uma antiga exigência das equipes. Na última renovação, uma das cláusulas previa a possível renovação do vínculo por mais cinco anos.

A nota divulgada pela Interpub também revela que já foram iniciadas as renegociações para realização do Grande Prêmio do Brasil a partir de 2021. “Em relação ao futuro do GP, a partir de 2021, estamos em fase de renegociação. Quanto ao autódromo, Interlagos é o único circuito da América do Sul ‘Nivel 1’, segundo a denominação oficial da FIA, apto à receber corridas de F1”.

O GP Brasil de Fórmula 1 foi realizado no Rio de Janeiro nos anos 1980 no antigo autódromo de Jacarepaguá, demolido para dar lugar ao Parque Olímpico para os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro São Paulo recebe a corrida anualmente no autódromo de Interlagos desde 1990.

Com informações de Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado