Menu
Torcida

De frente pro crime: o desafio de Felipão

Arquivo Geral

30/10/2018 17h16

Felipão tenta levar o Palmeiras ao título do Brasileiro e da Libertadores/Foto: Divulgação/Instagram

Jorge Eduardo Antunes
[email protected]

Luiz Felipe Scolari é um homem de extremos. Levou o Brasil ao penta, em 2002, para 12 anos depois ser o protagonista do maior fiasco da história da Seleção Brasileira em uam Copa do Mundo, ao apanhar em casa, na semifinal, por 7 x 1 para a Alemanha.

Estes paradoxos se repetem no Palmeiras. Campeão na Libertadores de 1999, caiu na final de 2000 diate do Boca Juniors. Voltou em 2010 e ganhou, em 2012, uma Copa do Brasil, mas deixou o time na rabeira da tabela – e o Verdão foi rebaixado naquele ano.

Agora está diante de mais um: pode perder a vaga na final da Libertadores, mas garantir presença na próxima edição como campeão brasileiro. Para isso, precisa manter a vantagem de quatro pontos para Flamengo e Internacional, seus mais próximos perseguidores.

Se mantiver a média de pontos conquistados por Felipão no Brasileirão, a tarefa não deve ser complicada. Desde que assumiu o time, em 5 de agosto, no empate em 0 x 0 com o América-MG, o time coleciona incríveis 11 vitórias e quatro empates, somando 37 em 45 pontos possíveis. Com mais sete rodadas e 21 pontos pela frente, basta manter a média de um empate a cada quatro jogos que será campeão – afinal, os adversários diretos também perderão pontos.

A tabela também ajuda. Santos, em casa, será difícil, assim como Atlértico-MG, fora. Mas Fluminense, em casa; Paraná, fora; América-MG, em casa; e Vasco, fora, não devem impor grande resistência. A cereja do bolo é pegar o Vitória em casa, em jogo que pode coroar a conquista do título ou servir para colocar a faixa.
O problema vai ser a Libertadores. Mesmo em casa, vencer o Boca por 3 x 0 é trabalho para Hércules.

Drama carioca

Vasco e Botafogo se complicam a cada rodada na luta contra o rebaixamento. O empate em casa contra o Internacional até acabou sendo bom resultado para os Cruz-maltinos, ainda mais tendo sido conseguido já nos acréscimos e em um pênalti no mínimo duvidoso e marcado pelo auxiliar que fica após a linha de fundo. Já o Botafogo tem muito a lamentar, pois saiu na frente do Atlético-PR, mas assistiu à virada do adversário e estacionou nos 35 pontos, atrás dos vascaínos por conta do déficit de gols maior.

Nos últimos cinco jogos, o Fogão só somou três póntos, e o Vasco, seis. Da turma que está atrás deles dois times têm pontuado mais: o Ceará fez sete e o Sport, nove, enquanto a Chapecoense somou os mesmos seis do Vasco, mas com duas vitórias. Com o rebaixamento certo do Paraná, restam três vagas para a Série B, que hoje estão nas mãos de Chape, Sport e Vitória.

Mas a situação dos cariocas é apavorante, especialmente pelo mau futebol mostrado em campo nos últimos jogos. Os dois times de camisa alvinegra têm sido muito mais favorecidos pelo mau desempenho dos rivais que pela competência de seus times em campo. Se a maré virar…

Disputa dura fecha rodada

Ceará e Atlético-MG fecham hoje a 31ª rodada. É um jogo fundamental para os dois times. O Galo precisa vencer para se afastar do Santos, que chegou aos mesmos 46 pontos e briga por uma vaga na pré-Libertadores com o time mineiro. E o Ceará, com 34, tem a mesma pontuação do América-MG e Chapeconese, respectivamente 16º e 17º colocados. Quem não abrir o olho pode acabar se complicando muito no Brasileirão.

Sacode espanhol

Clássico é sempre sinônimo de jogo duro, muitas vezes de placares apertados. Mas, vez por outra, uma goleada ocorre. Como ontem, em Barcelona. Mesmo sem Messi, o time da casa atropelou o Real Madrid e ganhou por sonoros 5 x 1, com três de Suárez, um de Vidal e um do brasileiro Philippe Coutinho. É a maior goleada desde 2010, quando o mesmo Barça meteu 5 x 0 no Real. A sova recolocou o Barcelona na liderança e agravou a crise no time madrilenho, que está na oitava posição e coleciona um ponto em cinco rodadas. Julen Lopetegui, ex-técnico da seleção, balança no cargo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado