Menu
Torcida

Brasiliense quer brilhar no Mundial Universitário de Xadrez

Arquivo Geral

12/09/2018 21h18

O brasiliense Ricardo Japiassu vai disputar o Mundial Universitário de Xadrez/Foto: Divulgação

Matheus Garzon
[email protected]

Começa nesta quinta-feira (13) o Campeonato Mundial Universitário de Xadrez. A competição, que acontece pela primeira vez no Brasil, reúne 48 atletas de 12 países, como as tradicionais China e Índia. Entre os representantes da Seleção Brasileira está Ricardo Japiassu, estudante do Distrito Federal e atual campeão dos Jogos Universitários Brasileiros, o JUBs.

Ricardo começou a jogar xadrez aos sete anos. Segundo ele, foi o pai quem o incentivou, mostrando alguns programas no computador. “Era algo muito estimulante, porque você ganha em um nível mais baixo e já vai para outro mais desafiador”, comenta o estudante que está no quarto semestre de medicina.

Agora com 24 anos e bons resultados no currículo, como o título nos Jogos Escolares do DF em 2006, o brasiliense, que disputa pela primeira vez um mundial, se diz animado com a possibilidade de enfrentar adversários de outros países e de um nível altíssimo. “De qualquer forma já estou feliz só de estar na competição. O resultado não pode ser o objetivo, mas a consequência do trabalho”, pontua Ricardo.

De acordo com o atleta, é até melhor não entrar nas competições como favorito. Na etapa final do JUBs, por exemplo, ele era o 16º colocado no pré-ranqueamento do torneio. Passou pelos principais concorrentes, inclusive enxadristas do ITA-SP, e levou a medalha para casa. “É bem melhor estar na posição de desafiante, a pressão fica para o outro lado e eu posso só jogar meu jogo”.

A preparação para esses torneios não é simples. Japiassu conta que há grandes mestres que têm os primeiros 20 lances da partida estudados, o que envolve muita memória, raciocínio e conhecimento do adversário. “Cada jogador tem um estilo. Alguns começam com o peão atacando uma peça ou outra. Só isso já muda toda a estratégia”.

Com relação a dificuldade em conciliar os estudos de xadrez e do curso que escolheu, medicina, Ricardo diz que isso não é problema. “É complicado, mas não é impossível. É só ver que há uma grande tradição no nosso curso de competições com o Intermed. São muitos estudantes que se dedicam a algum esporte e à medicina.”, exemplifica.

Campeonato

O World University Chess Championship 2018 (WUC Chess) acontece entre 13 e 18 de setembro, em Aracaju, no Sergipe. A cidade recebe o evento após sediar, nos últimos anos, vários torneios do calendário esportivo universitário, como a 62? edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em 2014, e o primeiro International University Beach Games, em 2015.

Serão 12 países reunidos representados por 48 atletas da Argentina, China, República Tcheca, França, Índia, Peru, Polônia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Suíça e do país anfitrião Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado