Menu
Torcida

Brasília traz três reforços e fecha o grupo para o NBB

Arquivo Geral

04/09/2018 17h13

O norte-americano Zach Graham chega ao Brasília para jogar o NBB/Foto: Divulgação/Instagram

Matheus Garzon
[email protected]

O Brasília fechou o elenco para a disputa do Novo Basquete Brasil (NBB) 2018/2019. Os candangos anunciaram, na última segunda-feira (3), os três últimos reforços e agora buscam recuperar o tempo perdido na preparação do time. As caras novas são o ala/armador norte-americano, Zach Graham, o pivô venezuelano, Windi Graterol, e o ala/pivô Andrezão. Ao todo, o técnico André Germano tem 13 atletas à disposição.

Zach Graham, de 29 anos, viveu o melhor momento da carreira no Guaros de Lara (VEN). O jogador chegou para a disputa da Copa Intercontinental, em 2016, e conduziu a equipe venezuelana ao inédito título da competição, alcançando ainda o posto de MVP do campeonato, além de conquistar, no ano seguinte, o troféu de campeão da Liga das Américas, sendo eleito o melhor jogador da final. O último time que defendeu foi o Caciques de Humacao, de Porto Rico, tendo média de 17,4 pontos por partida.

Outro estrangeiro que aterrissa na capital federal é Windi Graterol, de 31 anos. Ele chega para ser mais uma opção no garrafão do Brasília, que já conta com Marcelão e Rod Gonçalves. Com 2,03m, o jogador irá reeditar a parceria que deu certo no Guaros de Lara, em 2016. Ele foi companheiro de Zach Graham na equipe que conquistou a Copa Intercontinental. Graterol é convocação frequente desde 2009 para a seleção venezuelana, onde foi campeão do Sul-Americano de 2014 e da Copa América de 2015.

O único reforço brasileiro da vez é Andrezão. Aos 28 anos, o jogador viveu grande fase em 2014/2015, defendendo o Basquete Cearense (CE), quando alcançou média de pontos superior a 12 por jogo. Andrezão também é velho conhecido do técnico André Germano. Os dois trabalharam juntos entre 2011 e 2014 no Bauru.

Elenco

As grandes estrelas do Brasília para a temporada são o armador Nezinho e o ala Arthur, ídolos da torcida candanga. Os dois tiveram longa passagem pela capital federal enquanto o time teve excelente performances não apenas no NBB, sendo tricampeão entre 2009 e 2012, mas também internacionalmente, com títulos da Liga Sul-Americana e uma Liga das Américas.

Os outros atletas que compõem o elenco são os armadores Luís Mendonça (Cerrado Basquete) e Pedrinho Rava (Macaé); os alas Danilo Monteiro (Flamengo), Pedro Mendonça (Caxias do Sul) e Rafa Moreira (São José); o ala-pivô porto-riquenho Ricky Sánchez e os pivôs Marcelão (Brasília Búfalos) e Rod Gonçalves, que passou os últimos cinco anos rodando por ligas sul-americanas.

O Brasília ainda estuda a permanência de dois jovens jogadores para ajudar nos treinos: o ala Victor Henrique, o Bosch, que fez parte do elenco do Brasília Búfalos na Liga Ouro 2018, e o pivô Iago, que já atuou no NBB e, na última Liga Ouro, jogou pelo Cerrado Basquete.

Estreia

A equipe do técnico André Germano começará a disputa pelo título do NBB em 15 de outubro, contra o Flamengo. Inicialmente, o jogo está marcado para o ginásio da ASCEB, palco tradicional das partidas de times que passaram por Brasília. No entanto, há um movimento da diretoria candanga para que o jogo possa ser disputado no Nilson Nelson, por conta da grande expectativa de público. “Nossa vontade é que o jogo seja lá (Nilson Nelson). Só depende da liberação do governo”, disse o gerente geral da equipe, Bernardo Bessa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado