Menu
Torcida

Brasília garantida na segunda edição da Brasil Futebol Americano (BFA) 2018

Arquivo Geral

18/10/2018 9h33

Alê Igor/Instagram Oficial do Tubarões do Cerrado

Matheus Garzon
[email protected]

Brasília está garantida nos playoffs da Conferência Centro-Oeste da segunda edição da Brasil Futebol Americano (BFA) 2018. O torneio, que reúne a elite da modalidade no Brasil, entra em sua reta final e terá dois representantes da capital federal. O tradicional Tubarões do Cerrado confirmou o favoritismo e terminou a fase regular com 100% de aproveitamento – seis jogos e seis vitórias. Agora, o único time do DF a jogar a BFA 2017 faz o clássico candango com o Leões de Judá, quarto colocado (quatro vitórias e duas derrotas).

O técnico do Tubarões, Fabrício Ataíde, vê com indiferença o duelo local. “Não escolhemos contra quem vamos jogar. Temos que ter postura de campeão e inteligência emocional”, comenta o treinador.

Dono da melhor defesa da competição, tendo tomado apenas 31 pontos, Ataíde prefere fazer mistério quando perguntado sobre o segredo de tomar pouquíssimos pontos. “Posso dizer que envolve intensidade, foco e muito trabalho”, diz o head coach.

Pelo lado do Leões, o clima é de satisfação. O time entrou na competição como convidado e vê uma evolução ao sair de uma segunda divisão e classificar-se para os playoffs. “Conseguimos transformar o time. A maior parte dos jogadores nunca tinha treinado de forma organizada. Estamos felizes com o desempenho”, avalia o técnico da linha defensiva e defensive tackle, Augusto “The Bus” Oliveira.

Esse contentamento, no entanto, não quer dizer que o time entrará em campo relaxado. A partida da fase de grupos terminou em 35 x 8 para o Tubarões e a vontade é dar o troco. “Pensamento é de revanche. O placar foi elástico, mas quem viu o jogo sabe que não foi para tanto”, lembra Augusto.

O outro duelo dos playoffs será entre a dupla do Mato-Grosso formada por Sorriso Hornets, segundo colocado na fase regular (quatro vitórias e duas derrotas) e Cuiabá Arsenal, terceiro classificado (quatro vitórias e duas derrotas).

Caçula na competição, o Brasília Templários, outro representante do DF, mostrou inexperiência ao terminar na lanterna da chave e perder todos as cinco partidas que disputou, tendo como vitória apenas um W.O. contra o Goiânia Rednecks, que abandonou a competição pouco antes da estreia.

O equilíbrio foi a tônica no Centro-Oeste. Tanto que os duelos dos playoffs só foram definidos por sorteio. O primeiro critério de desempate era a campanha na fase regular e Sorriso Hornets, Leões de Judá e Cuiabá Arsenal terminaram rigorosamente iguais.

A segunda forma de desempate seria confronto direto, mas também não foi suficiente. Os brasilienses venceram o Sorriso, mas perderam para o Cuiabá. No clássico mato-grossense deu Hornets. Assim, todos os times ganharam uma e perderam outra nos jogos entre si.

Na temporada regular, todos os times se enfrentaram em turno único, com os quatro primeiros garantindo vaga nos playoffs da conferência. Na fase de mata-mata, os jogos ocorrem em partida única, marcado para o final de semana dos dias 3 e 4 de novembro, na casa da equipe com a melhor campanha na fase de grupo.

A partida entre os mato- grossenses será no estádio Municipal Egídio José Preima, em Sorriso, e o duelo entre os times do DF ainda não tem local definido. O Abadião, em Ceilândia, é o mais cotado para receber a partida.

O campeão do Centro-Oeste garante uma vaga na semifinal da BFA, junto com os campeões das outras três conferências – Sul, Sudeste e Nordeste. Na semifinal, o campeão do Centro-Oeste encara o campeão do Nordeste.

Saiba mais

Pela Conferência do Nordeste, a final está decidida e será entre o João Pessoa Espectros e o Recife Mariners.

Na Conferência Sudeste, a última rodada será disputada neste fim de semana e quatro times disputam as duas vagas restantes nos playoffs: Portuguesa FA, Vasco da Gama Patriotas, Botafogo Reptiles e América Locomotiva. Tritões FA e Galo Futebol Americano já passaram de fase.

Já na Conferência do Sul, Timbó Rex e Coritiba Crocodiles fazem o jogo que falta. Os dois times estão invictos e a partida definirá as posições das equipes na tabela final. Paraná HP e Santa Maria Soldiers são os outros dois classificados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado