Menu
Torcida

Brasil levará oito atletas ao mundial de escalada

Arquivo Geral

05/09/2018 10h15

Cesar Grosso é dono da melhor colocação já alcançada pelo Brasil em Copas do Mundo. Em 2009, ele ficou em 15º na etapa de Barcelona/Foto: Eddie Fowke/IFSC

A competição mais importante da escalada em 2018, modalidade que está no programa olímpico dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, começa na quinta-feira (6). O Campeonato Mundial de Escalada, que este ano acontece na cidade austríaca de Innsbruck, vai reunir mais de 170 atletas que irão disputar os títulos de campeões mundiais até 16 de setembro.

A eslovena Janja Garnbret e o tcheco Adam Ondra, campeões na última edição do Mundial em 2016, são os favoritos para repetir o título este ano na categoria dificuldade. Caso isso aconteça, será o terceiro título seguido de Ondra, que igualará o lendário François Legrand, campeão em 91, 93 e 95.

No Boulder, o campeão da Copa do Mundo, o esloveno Jernej Kruder, chega forte em Innsbruck, mas vai ter que disputar o primeiro lugar com o defensor do título, o japonês Tomoa Narasaki. No lado feminino, o domínio japonês é evidente. Akyo Noguchi e Miho Nonaka devem ser os grandes nomes buscando trazer o título inédito para o Japão.

Na velocidade, a russa Iulia Kaplina, que venceu a última etapa da Copa do Mundo em Arco, deve disputar o título com a francesa Anouck Jaubert, que em abril igualou o recorde mundial da russa. No lado masculino, o recordisda mundial, o iraniano Reza Alipourshenazandifar, vai ter pela frente o ucraniano Danyil Boldyrev, que detém o melhor tempo da temporada, com 5.58s.

Participação brasileira é a maior da história

Nunca o Brasil esteve tão bem representado em um Campeonato Mundial de Escalada. Este ano serão oito atletas do país em todas as categorias, sendo quatro homens e quatro mulheres.

O atual campeão brasileiro de boulder, o gaúcho Pedro Nicoloso, estará acompanhado do mineiro Jean Ouriques, e dos paulistas Felipe Ho e Cesar Grosso. No lado feminino, a paulista e atual campeã brasileira de boulder, Thais Makino, vai estar ao lado de alguns dos nomes mais fortes do cenário nacional, como a mineira Patrícia Antunes, a fluminense Luana Riscado e a paranaense Camila Macedo.

Os atletas brasileiros estão na Europa desde julho, disputando etapas da Copa do Mundo. O Campeonato Mundial é a última competição da temporada para o time nacional, encerrando o primeiro ciclo de preparação rumo às Olimpíadas.

Transmissão ao vivo

Esse ano a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) resolveu ampliar a transmissão. Pela primeira vez as fases qualificatórias terão transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube . Isso significa que será possível acompanhar a atuação do time brasileiro na competição.

Outra novidade com relação à transmissão do evento é que pela primeira vez uma emissora de TV brasileira irá dar espaço para a escalada em sua programação. A emissora de canal por assinatura SporTV irá transmitir todas as finais do Campeonato Mundial em um de seus canais, o SporTV 3.

Fonte: Associação Brasileira de Escalada Esportiva

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado