Menu
Torcida

A casa do Tubarões será o Mané

Arquivo Geral

22/11/2018 16h04

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Matheus Garzon
[email protected]

O palco do duelo entre Tubarões do Cerrado e João Pessoa Espectros, pela semifinal da Brasil Futebol Americano (BFA), torneio que reúne a elite da modalidade no País, será o Mané Garrincha. O time de Brasília, que já fez história ao se tornar a primeira equipe da capital federal a levantar o troféu da Conferência Centro-Oeste, busca superar o adversário nordestino, em 2 de dezembro, e se classificar para o Brasil Bowl, a grande final do campeonato.

O Mané Garrincha não é um território totalmente desconhecido para o Tubarões. No ano passado, a equipe do Distrito Federal jogou duas vezes no estádio que recebeu sete partidas da Copa do Mundo de 2014. O retrospecto não poderia ser melhor: vitórias sobre o Goiânia Rednecks e o Sinop Coyotes, com 71 pontos marcados e nenhum sofrido.

A presença dos torcedores, nas duas partidas, também chamou a atenção. Contra o Rednecks, em agosto, 3.237 pessoas assistiram ao triunfo de 29 x 0 do Tubarões. Já contra o Coyotes, no mês seguinte, 2.353 fãs de futebol americano presenciaram ao massacre de 42 x 0.

Fabrício Ataíde já era o treinador do Tubarões do Cerrado na época. O técnico diz estar honrado por jogar, mais uma vez, em um estádio tão importante. Ataíde, agora, quer levar ainda mais pessoas às arquibancadas do Mané Garrincha. “Espero um recorde de público para o futebol americano. Talvez seja o maior evento, fora do futebol, que o Mané irá receber”, opina.

Atrações

No próximo dia 2, o estádio não se limitará a receber a semifinal da BFA. Inicialmente reservado para o V8 Day, evento em comemoração ao aniversário de 10 anos de outra equipe brasiliense de futebol americano, o Brasília V8, as festividades acontecerão antes, durante e após a partida.

Eduardo L’orican, presidente do Brasília V8, conta que as atrações serão para a família inteira. “Nosso intuito é engajar as famílias no futebol americano. Teremos atividades para pais e filhos. Queremos mostrar que o esporte não é violento, mas divertido”, afirma.

Depois da partida do Tubarões, haverá homenagens aos jogadores que marcaram história no V8, além de um amistoso entre o elenco atual contra os veteranos.

Apesar de serem rivais no DF, Eduardo diz que torce pelo triunfo dos Tubarões. “Quanto mais visibilidade o futebol americano de Brasília tiver, melhor”, afirma.

Fabrício Ataíde concorda e acrescenta que essa é a única maneira de fazer o esporte crescer na cidade. “Aqui em Brasília ainda somos carentes de apoio. Precisamos nos unir para que todos cresçam”.

Saiba Mais

Não há venda de ingressos para o V8 Day. A entrada estará condicionada à entrega de 1kg de alimento não-perecível.

O adversário do Tubarões do Cerrado na semifinal, o João Pessoa Espectros (PB), é o atual vice-campeão brasileiro.

Na atual temporada, o time paraibano, assim como o Tubarões, venceu todos os jogos que disputou: oito vitórias que garantiram à equipe a primeira posição na Conferência Nordeste da BFA.

Nos últimos cinco jogos, a defesa do Espectros foi uma muralha. Tomou apenas 10 pontos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado