Menu
Futebol

Eliminado, Uruguai faz 3 x 0 na Jamaica e se despede da Copa América

Arquivo Geral

14/06/2016 11h25

John Hefti-USA TODAY Sports

Não foi uma atuação de destaque, mas o Uruguai se despediu de forma honrada da Copa América Centenário. A Celeste venceu a Jamaica por 3 x 0, nesta segunda-feira, em Santa Clara (EUA), e disse adeus à competição na terceira posição do Grupo C, com três pontos ganhos. A equipe já estava eliminada desde a última quinta-feira, já que, assim como a lanterna Jamaica, havia perdido as duas partidas disputadas anteriormente.

O Uruguai esteve mais uma vez desfalcado da estrela Luis Suárez. O atacante do Barcelona ainda se recupera de uma contusão muscular e não participou de nenhuma partida desta Copa América. Na ausência do goleador, quem chamou a atenção foi o atacante Abel Hernández. Ele se movimentou bem e anotou o primeiro gol do jogo, aos 20 minutos do primeiro tempo. O segundo tento saiu após Watson jogar contra as próprias redes, aos 21 da etapa complementar. Corujo, aos 43, fechou o placar.

Também nesta segunda-feira, o México empatou por 1 x 1 com a Venezuela e se classificou às quartas de final como líder do Grupo C, com sete pontos. Os venezuelanos ficaram em segundo lugar, com a mesma pontuação, e também avançaram à próxima fase do torneio.

Ao Uruguai resta voltar o foco para a disputa das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2018. A equipe lidera a etapa sul-americana, com 13 pontos, e voltará a jogar em 2 de setembro, contra a Argentina. Já a Jamaica precisa vencer as duas partidas que lhe restam nas Eliminatórias da Concacaf para sonhar com uma vaga no Mundial da Rússia. O próximo duelo também será no dia 2 de setembro, diante do Panamá.

O primeiro tempo foi de domínio absoluto do Uruguai. Após um minuto de silêncio em homenagem aos 49 mortos no atentado a tiros que ocorreu em uma boate gay de Orlando, no domingo, o time de Óscar Tabárez tentou apagar a imagem ruim das duas partidas anteriores e se mandou para o ataque.

Aos sete minutos, o atacante Abel Hernández dominou um lançamento feito por Lodeiro e teve a finalização defendida pelo goleiro Blake. No lance seguinte, após uma cobrança de escanteio, Cavani se antecipou à marcação jamaicana e cabeceou rente à trave esquerda. Aos 17, Cavani aproveitou saída de bola errada de Blake, invadiu a área e chutou na rede pelo lado de fora.

A superioridade uruguaia se transformou em gol aos 20 minutos. Lodeiro acertou o passe para a entrada da área, permitindo que Abel Hernández dominasse na meia-lua. O atacante adiantou a bola e chutou na saída do goleiro Blake para abrir o marcador.

Com a Jamaica apática, Abel Hernández voltou a assustar ao finalizar no canto direito de Blake, aos 35 minutos. O goleiro teve que esticar todo o braço para espalmar o tiro para fora. Na sequência, Godín não aproveitou a sobra de uma cabeçada de Giménez e desperdiçou a chance de ampliar a vantagem no primeiro tempo.

Após o intervalo, a Jamaica arriscou um chute no centro do gol com Hector, aos três minutos, mas Muslera praticou a defesa com segurança. Cavani, aos 11, tentou responder com um chute colocado de dentro da área, só que a sua conclusão passou próxima ao ângulo direito e foi para fora. O meia McCleary, aos 15, emendou uma finalização de fora da área para a Jamaica e também mandou direto pela linha de fundo.

Cavani seguiu buscando o gol, mas as conclusões do jogador do Paris Saint-Germain teimavam em não entrar. Aos 19 minutos, o atacante cabeceou na pequena área e acertou o poste esquerdo do goleiro Blake. Para o alívio dos uruguaios, o lateral Watson se atrapalhou após um cruzamento da esquerda, feito por Lodeiro, e jogou contra as próprias redes. O relógio marcava 21 minutos quando a desastrada intervenção de Watson ampliou a vantagem da Celeste.

Os uruguaios ainda reclamaram de um suposto pênalti sobre Cavani, aos 30, mas o árbitro não viu irregularidade no lance e mandou o jogo seguir. Nos minutos seguintes, a Celeste poupou esforços e só administrou a vantagem. Cavani ainda teve outras duas chances, aos 39 e 42, mas quem fechou o placar foi Corujo. Ele avançou livre de marcação pela direita e bateu rasteiro, na saída de Blake, para consolidar a vitória aos 43 minutos. Já nos acréscimos, Cavani surgiu livre na área e desperdiçou a última chance do jogo ao cabecear para fora.

URUGUAI 3 x 0 JAMAICA

Local: Levis Stadium, em Santa Clara (EUA)

Árbitro: Wilson Lamouroux (COL)

Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Corey Parker (EUA)

Cartões amarelos: Hector e Austin (Jamaica)

Gols: Abel Hernández, aos 20 minutos do primeiro tempo, Watson (contra), aos 21, e Corujo, aos 43 minutos do segundo tempo

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Giménez, Godín e Gastón Silva; Arévalo Ríos, Álvaro González (Corujo), Lodeiro e Carlos Sánchez (Vecino); Abel Hernández (Gastón Ramírez) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez

JAMAICA: Blake; Watson, Mariappa, Morgan e Jermaine Taylor; Hector, Williamson (Austin), McCleary e McAnuff (Bins); Donaldson (Orgill) e Barnes. Técnico: Winfried Schäffer

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado