Menu
Saúde

Halloween: o perigo das lentes coloridas de baixo custo

Arquivo Geral

31/10/2018 10h42

Halloween não é mais uma tradição exclusiva dos Estados Unidos. A famosa festa das bruxas caiu no gosto brasileiro. E para acompanhar essa moda, tem-se investido bastante em fantasias e acessórios.

Para incrementar o look, muitas pessoas recorrem às lentes de contato coloridas. É possível acha-las de todas as cores e com diversos efeitos. Entretanto, essa megaprodução pode custar a sua saúde ocular. Isso porque lentes de contato podem ter um valor alto e, para diminuir os gastos, alguns indivíduos se rendem às tentações de produtos sem qualidade e segurança comprovadas.

“O uso de lentes de contato sem procedência conhecida é um grande perigo. Normalmente, o material das lentes de baixo custo favorece o acúmulo de proteínas, o que pode levar a infeções oportunistas ocasionadas por fungos, bactérias ou protozoários”, explica Dr. Gustavo Serra David, oftalmologista do Visão Hospital de Olhos.

O médico acrescenta que, em casos mais simples, a utilização deste tipo de produto pode ocasionar irritações e alergias, problemas de fácil detecção e tratamento. Todavia, as infeções oculares mais perigosas também são provocadas por lentes de contato.

“A ceratite, por exemplo, é uma inflamação da córnea que se não for tratada precocemente e de forma correta pode causar úlceras de córnea, levando à redução temporária ou até permanente da visão”, esclarece o oftalmologista.

Outro grande problema é que quem não está habituado a usar lentes não costuma seguir as orientações de manuseio delas. “Indivíduos que utilizam lentes apenas em épocas festivas, geralmente, não foram orientados por oftalmologistas. Ou seja, eles não sabem, por exemplo, que não basta apenas higienizar as mãos, mas também usar soluções específicas de manuseio e armazenamento do produto”, destaca Dr. Gustavo.

Por fim, se você quer arrasar na fantasia de Halloween sem causar problemas a sua visão, procure orientação médica e adquira produtos confiáveis. “Além disso, em caso de alterações oculares, como coceira, vermelhidão, lacrimejamento em excesso, procure uma emergência oftalmológica. Usar colírios sem prescrição adequada pode agravar o problema”, finaliza o especialista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado