Menu
Saúde

Consultas online auxiliam quem mora em regiões distantes

Jornal de Brasília

22/02/2019 16h30

Imagem: Pexels

Fazer consultas online era algo pouco imaginado até certo tempo atrás. Agora, porém, a possibilidade é vista com bons olhos, especialmente para o atendimento de áreas distantes dos grandes centros urbanos.

O Sistema de Saúde Pública de Brasília vive, desde de 2015, em constante (e quase permanente) estado de emergência. Como resultado, reduz-se a burocracia para o atendimento, para buscar assistência melhor. O que se vê, porém, é a compra de medicamentos e até de itens médicos pelos próprios pacientes. Do contrário, eles não são assistidos, pois não há material.

Situações deste tipo são mais comuns do que se pensa no Brasil. E, mesmo com investimento dos governos, os hospitais e clínicas públicas amargam superlotação, falta de médicos e insumos.

Buscando soluções para diminuir a deficiência do sistema, o Conselho Federal de Medicina adota, continuamente, medidas que visam otimizar a atuação médica. Entre as medidas mais recentes está a telemedicina, regulamentada pela Resolução nº 2.227/18.

 

  • O que é a telemedicina?

 

Segundo o CFM, a telemedicina é o “exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde, podendo ser realizada em tempo real ou offline”.

Ou seja, o modo de atendimento funciona por meio do uso de tecnologias de comunicação entre médico e paciente. Isso pode incluir, por exemplo, o uso de videoconferências pelo computador, e até pelo uso de aplicativos como o WhatsApp.

Também é bastante eficaz fazer consultas online para quem mora em regiões distantes. Por todo o País, ainda há cidades de difícil acesso e/ou pobreza que, muitas vezes, não atraem médicos.

No Programa Mais Médicos, por exemplo, cidades pobres e indígenas são as mais rejeitadas pelos profissionais. O resultado são comunidades desassistidas e percorrendo quilômetros por atendimentos de saúde.

Mas não com a telemedicina! Para usufruir da opção, o consumidor só precisa buscar por uma clínica especializada no atendimento online. Porém, é preciso ser cauteloso, como no caso de uma consulta presencial, pois várias empresas entraram no ramo nos últimos anos e muitas outras podem surgir com o aumento da tecnologia na área.

Há várias empresas e clínicas com excelente reputação disponibilizando produtos para tratamentos seguros. De acordo com a Euroclinix, há 4 passos importantes para a compra online. Primeiro você deve escolher o tratamento que precisa ou tipo de medicamento, depois preenche um formulário online para fazer uma consulta médica que verifica a necessidade do uso do remédio.

Após isso é feita uma avaliação pela equipe médica e a receita é prescrita conforme o perfil de cada paciente. Por fim, o remédio é enviado para a casa do paciente, verificando a prescrição da receita.

 

  • Tipos de consultas online

 

Normalmente, as consultas online são realizadas por meio de chamadas de vídeo entre médicos e pacientes. Além dessa opção, é possível que o especialista converse com o seu atendido por aplicativos de mensagem, e até por e-mail. As tecnologias de comunicação são essenciais para o exercício da telemedicina.

A seguir, listamos três modalidades comuns da telemedicina. Acompanhe!

 

  • Teleconsulta

 

Quando passa por uma teleconsulta, o paciente realizar uma consulta médica de modo virtual. O atendimento só pode ser feito para o acompanhamento do quadro do paciente. Antes disso, o indivíduo precisa ter sido atendido de modo presencial por um médico.

Ao mesmo tempo, ainda é indicado que o paciente compareça ao especialista, presencialmente, a cada 120 dias. Isso no caso de doenças crônicas ou graves.

As regras sobre o assunto podem ser desconsideradas para locais de difícil acesso. Nessa situação, o atendimento pelo médico pode ser feito, desde o início, de modo virtual. Na hora das consultas, porém, é preciso que o paciente esteja acompanhado de um profissional da saúde, como um enfermeiro.

 

  • Telediagnóstico

 

No telediagnóstico, o médico faz a avaliação dos exames solicitados pelo computador. Em seguida, pode dar um diagnóstico ao paciente, e fazer a prescrição das medidas necessárias.

 

  • Telecirurgia

 

Em uma telecirurgia, a operação é realizada por um robô. Este robô é controlado à distância por um médico especialista, que realiza toda a operação. Ainda assim, para resguardar o paciente, é preciso contar com outro médico na sala de cirurgia. Deste modo, caso qualquer problema ocorra, o segundo especialista poderá continuar o procedimento.

Viu só como as consultas online podem ser úteis? Procure a Euroclinix e realize o seu atendimento médico de forma confortável e rápida!

Fontes: Saúde Business, Conselho Federal de Medicina

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado