Menu
Renato Matsunaga

Como o Canadá foi buscar inspiração no Vale do Silício

Renato Matsunaga

15/03/2018 17h51

Startups nascem diariamente, boas ideias brotam a todo o tempo e temos a sensação de que perdemos oportunidades de disrupções criativas por não termos as conexões adequadas, seja por motivo de networking, seja pela falta de estrutura de Investidores.

Em um país de muitos talentos e boas ideias, as pessoas precisam sair de sua terra natal para buscar sucesso. Empresas de grande porte, embora bem capitalizadas, ainda não estão acostumadas a fazer investimentos de risco.

Parece familiar? Parece que estamos falando da realidade de Brasília e muitas outras cidades brasileiras, mas esse é o cenário existente no Canadá, onde a organização C100 tem realizado grandes esforços para transformar o ambiente de inovação.

Em parceria com a Comcast Ventures, Venture Capital do Vale do Silício, o programa combina empreendedores, investidores e pessoas bem sucedidas na área de tecnologia.

Focado em manter os grandes talentos canadenses em sua terra natal, o programa conecta e catalisa a comunidade canadense para acelerar a inovação. E para obter sucesso na iniciativa, uma situação demonstrou-se fundamental: os canadenses descobriram na inteligência artificial a sua vocação, e desde então, têm direcionado todos os seus esforços nessa direção.

Com envolvimento de agentes do governo, academia, indústria e canadenses de sucesso, o C100 possui dois programas principais, sendo o primeiro chamado 48HRS in the valley (48 horas no vale) e o segundo Growth Summit (Encontro para o Crescimento, em traduçao livre)

O 48HRS in the valley convida aproximadamente 20 das mais promissoras startups canadenses que se encontram em estágio inicial para uma verdadeira imersão de 48 horas no Vale, com workshops, mentorias, reuniões com investidores e networking.

O Growth Summit é um evento privado para CEO’s de empresas canadenses no estágio de crescimento em que é permitida a participação dele mais um membro de sua equipe. Tais companhias são convidadas para dois dias em San Francisco, conhecendo membros e parceiros do C100, fazendo network e ouvindo grandes líderes do Vale do Silício.

Uma das sócias da Comcast, Michelle Gonzales, recebeu a Missão Biotic, composta por membros da Fibra, do Sebrae, da Unb, além do secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Antônio Valdir Oliveira Filho, e do secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Jarjour.

Membros da Missão Biotic com Michelle Gonzales, sócia da Comcast Capital

Na visita, na qual a missão foi em busca de novas parcerias e conhecimento, Michelle recomendou que o grupo use o exemplo canadense para buscar a estruturação adequada, com os melhores parceiros e estrutura e descobrir a vocação das iniciativas brasilienses.

Saiba mais sobre a Comcast Venture Capital

A Comcast Capital é co-fundadora da Influencer series, evento de networking de altíssimo nível do vale do Silício que ocorre desde 2010 e que já envolveu mais de 4500 profissionais e 15.000 pessoas em eventos fechados para convidados em formato de mesa redonda. O Influencer Series é patrocinado por grandes empresas como a Boeing, a Cisco, a Ge e a Nokia.

A Comcast também investe na Alchemist Accelerator, uma das aceleradoras de maior potencial no Vale do Silício.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado