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Professor M.

O Empreendedor é um visionário.

Todo Empreendedor é um visionário, é aquele que tem a capacidade de percepção, assimilação, interpretação, projeção e ação para o futuro.

Prof. Manfrim

16/09/2018 23h47

Atualizada 22/10/2019 10h24

Segundo o Dicionário Michaelis, Visionário é um “[…] indivíduo de ideais grandiosos” e “[…] aquele que tem ideias excêntricas”, remetendo a um pessoa que se diferencia por ter ideias surpreendentes e fora do comum.

Não vamos confundir “visionário” com “vidente”, aquele que tem um dom sobrenatural para ver o futuro, um adivinho dos acontecimentos que ainda virão, que há de vir.

Esse aspecto de visionário está contido dentro das dez características essenciais do comportamento empreendedor que o Sebrae procura desenvolver em seus cursos e capacitações. Vejamos:

– Age com proatividade, antecipando-se às situações;

– Avalia alternativas para tomar decisões;

– Investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços;

– Tem clara visão de longo prazo;

– Aproveita oportunidades fora do comum.

O empreendedor sempre aposta em despertar e desenvolver um perfil criativo e inovador para buscar constantemente novas ideias, caminhos, soluções e oportunidades para gerar e criar negócios novos ou resignificações dos atuais ou do passado.

Foto: Reprodução/Shutterstock

Ser visionário é possível

Ser visionário é uma característica empreendedora, mas também pode ser uma boa habilidade a ser adquirida por diversos profissionais de variadas atividades e negócios. Entender alguns caminhos e técnicas que eles usam é um bom começo:

1. Mapear o presente. Analisar sua atividade atual (profissional, empresarial ou organizacional), definir sua posição e contexto e as circunstâncias que envolvem a situação no momento.

2. Mapear o futuro. Encontrar os elementos que envolvem a projeção de situações e contextos futuros, desde especialistas até pessoas comuns, que manifestem sua perspectivas de futuro sobre o tema que está sondando.

3. Focalizar o futuro. Escolher um ponto no futuro e exercitar o caminho entre o contexto atual e ele, as mudanças que podem acontecer e as necessidades e oportunidades que poderão vir.

4. Projetar o futuro. Nesse espaço entre o contexto atual e o futuro, escolha algumas oportunidades disponíveis e projete alternativas de atividades, produtos ou serviços para preencher essa lacuna ou necessidade das pessoas e (ou) organizações.

5. Analisar a(s) oportunidade(s). Verifique a distância e a diferença entre onde você está agora e onde pretende chegar no futuro. Essa distância pode ser refletida em variáveis como tecnologia, pessoas, mercados e empresas.

6. Planejar a Rota. Determinar os passos necessários para sair do estado atual e chegar ao estado futuro projetado e desejado. Vislumbre as dificuldades e obstáculos para a jornada e o caminho a ser percorrido e exercite como suplantar os desafios que virão.

7. Preparar a Jornada. Preparar-se e preparar a organização e a equipe para a jornada que irão realizar, emocionalmente e tecnicamente. E claro, obter os recursos necessários para que a viagem aconteça.

8. Gerenciar a Jornada. Controlar os recursos (financeiros, tecnológicos, bens e pessoas) em cada passo do estado atual ao estado futuro. A gestão desses recursos é um fator determinante para o sucesso da jornada e da redução das turbulências do caminho.

Ser visionário também é válido para os Intraempreendedores, versão em português da expressão intrapreneur, que significa “empreendedor interno, ou seja empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida”. Ele foi utilizado pela primeira vez em 1985 por Gifford Pinchot III.

Sendo ou não Empreendedor ou Intraempreendedor, entender esse aspecto e essas características pode ser bastante útil para a sobrevivência profissional e a perenidade empresarial e organizacional de diversos negócios.

Empreendedor ou Intraempreendedor, ser visionário é necessário!

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Prof. Manfrim, L. R.

Compulsivo em Administração (Bacharel). Obcecado em Gestão de Negócios (Especialização). Fanático em Gestão Estratégica (Mestrado). Consultor pertinente, Professor apaixonado, Inovador resiliente e Empreendedor maker.

Explorador de skills em Gestão de Projetos, Pessoas e Educacional, Marketing, Visão Sistêmica, Holística e Conectiva, Inteligência Competitiva, Design de Negócios, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo.

Navegador atual nos mares do Banco do Brasil e UDF/Cruzeiro do Sul. Já cruzou os oceanos do IMESB-SP, Nossa Caixa Nosso Banco (NCNB) e Cia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Freelance em atividades com a Microlins SP, Sebrae DF e GDF – Governo do Distrito Federal.

Contato para palestras, conferências, eventos, mentorias e avaliação de pitchs: [email protected].

Linkedin – Prof. Manfrim

Currículo Lattes – Prof. Manfrim

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