Menu
Professor M.

Empreendedores, algumas reflexões necessárias!

Como diz o ditado popular, “Se conselho fosse bom seria vendido!”. Vou me distanciar dele e colocar algumas sugestões para reflexões aos empreendedores.

Prof. Manfrim

09/09/2018 9h00

Atualizada 24/08/2019 11h54

Compras para o Dia das Mães. 10-05-2018. Foto: João Stangherlin/Jornal de Brasília

Para quem está começando, ou pensando em começar um negócio, esse é o momento ideal para refletir sobre alguns pontos essenciais na consolidação e perenidade da nova ou futura organização.

Se você já tem um negócio estabelecido, não se desespere ou desanime, sempre é tempo de resignificar sua organização. Nunca é tarde para rever o negócio e planejar um novo futuro para ele.

Vejamos algumas sugestões para Empreendedores refletirem sobre o negócio e a organização:

1. Empreenda com propósito. Procure uma razão para a existência do seu negócio, uma intenção, um desígnio, seja para você, um grupo específico de pessoas ou, simplesmente, para a sociedade. Dessa forma, o “lucro” vem com mais naturalidade!

2. Empreenda com você. Prefira criar e abrir negócios que combinem com seu estilo de vida, hábitos e áreas do conhecimento que você domina. Negócios com esse foco podem transformar facilmente o trabalho em prazer, em satisfação diária.

3. Empreenda com inovação. Faça a diferença no mercado, mas cuidado com as “modas” do momento, pois elas podem ser passageiras e você ficar com um “mico” no mercado. Criar novos modelos ou realizar releituras de negócios atuais amplia a chance de sucesso e tem atraído bastante os clientes.

4. Empreenda com gestão. Os 4 Ps do Composto de Marketing continua sendo uma ferramenta excelente de gestão de negócios: Produto (ou, serviço), Preço (compra, gestão e venda), Praça (canais de venda e logística) e Promoção (publicidade, marketing e comunicação).

5. Empreenda com planejamento. Apesar de muitos anunciarem que o Plano de Negócios (Business Plan) está em desuso, esse instrumento de gestão é excelente e muito funcional. Esse “velhinho” combina muito bem com novidades modernas como o Design Thinking e o Business Model Canvas.

6. Empreenda com processos.  Como definido no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, processo é um “método, sistema, modo de fazer uma coisa”. E, é isso mesmo que o empreendedor precisa fazer no início da empresa: criar um roteiro para construir seu negócio, não engessado, mas norteador das ações, atividades e funcionamento do negócio, com um mínimo de organização.

7. Empreenda com reflexão. Utilize a eficaz ferramenta 5W2H com freqüência para rever seu modelo de negócio. What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando será feito?) – Who (por quem será feito?) – How (como será feito?) – How much (quanto vai custar fazer?).

Empreenda com pessoas para pessoas.

Gestores contemporâneos descobriram que negócios modernos são baseados nos hábitos, costumes e jornadas das pessoas, ou clientes. Deles surgem as oportunidades de novos negócios, e claro, pessoas (clientes/funcionários) participando e cocriando novos produtos e (ou) serviços.

Prepare-se profissionalmente e como pessoa para empreender. Estude, obtenha conhecimentos e habilidades para provocar novas atitudes necessárias à ação de empreender, que exige competências específicas e muita resiliência.

Prepare as pessoas que trabalham, ou irão trabalhar no negócio, com treinamentos e capacitações técnicas e comportamentais. Isso aumenta o engajamento e o entendimento do propósito da organização, e traz um sentido para o trabalho e para o que as pessoas fazem no seu dia a dia.

No artigo ‘No jardim da inovação, nem tudo são flores‘ abordamos sobre a importância das pessoas no cultivo da inovação dentro da organização, e o papel delas na continuidade da organização.

Não há (ainda) negócios sem pessoas e soluções (produtos/serviços) que não envolvam pessoas. As empresas são feitas por pessoas para pessoas! As organizações são feitas por pessoas para pessoas!

———————————————————————————————————————

Prof. Manfrim, L. R.

Compulsivo em Administração (Bacharel). Obcecado em Gestão de Negócios (Especialização). Fanático em Gestão Estratégica (Mestrado). Consultor pertinente, Professor apaixonado, Inovador resiliente e Empreendedor maker.

Explorador de skills em Gestão de Projetos, Pessoas e Educacional, Marketing, Visão Sistêmica, Holística e Conectiva, Inteligência Competitiva, Design de Negócios, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo.

Navegador atual nos mares do Banco do Brasil e UDF/Cruzeiro do Sul. Já cruzou os oceanos do IMESB-SP, Nossa Caixa Nosso Banco (NCNB) e Cia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Freelance em atividades com a Microlins SP, Sebrae DF e GDF – Governo do Distrito Federal.

Contato para palestras, conferências, eventos, mentorias e avaliação de pitchs: [email protected].

Linkedin – Prof. Manfrim

Currículo Lattes – Prof. Manfrim

______________________________________________________________________________

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado