Sabe aquele tênis maneiro que viu alguém usando no Shopping? Ou, aquela camiseta fashion no show de música? Basta tirar uma foto e rapidinho poderá ter o tênis e (ou) a camiseta em suas mãos!
O Snapchat, rede social de mensagens instantâneas voltado para celulares com sistema Android e iOS, desenvolvida por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford, uniu esforços com a Amazon, empresa transnacional de e-commerce (comércio eletrônico) dos Estados Unidos, com sede em Seattle, estado de Washington, para criarem uma nova jornada e experiência de compras.
A Rede Social disponibilizou um novo recurso em seu APP de busca de produtos para compras com uma simples foto do objeto. Basta usar a câmera do aplicativo para escanear um objeto ou um código de barras, e será apresentado o título, preço, imagem em miniatura, pontuação média da avaliação e disponibilidade para comprar, além de outros produtos similares.
A tecnologia de identificação de objetos da Amazon reconhece logotipos, marcas, ilustrações, embalagens, pacotes ou outras informações para encontrar o produto. Quando o usuário da Rede Social tocar em uma das imagens dos produtos, ele é direcionados para o aplicativo ou site do e-commerce para poder adquiri-lo.
Comércio Social e e-Commerce Social
O chamado “comércio social” e “e-commerce social”, denominação dada à comercialização de produtos e serviços pelas organizações por meio das redes sociais (canal virtual de vendas contemporâneo), está esquentando. O Instagram disponibiliza tags do Shopping em suas Stories e o Pinterest disponibiliza o botão Shop the Look em suas páginas, chegando a atingir 250 milhões de usuários mensais.
De acordo com estudos da Murphy Research e da GfK, o novo recurso da Rede Social deve se encaixar bem com o público jovem e obcecado pela cultura de Snap. Nos EUA, os usuários dessa Rede são 20% mais propensos a fazer uma compra do que os não usuários, e 60% mais propensos a fazer compras por impulso.
Essa nova experiência de “fotografar e comprar” (Snapchat + Amazon) cria um novo comportamento do cliente e altera as análises estatísticas, tanto para usuários da Rede Social quanto para a empresa de e-commerce. Vivemos uma nova jornada do cliente a ser explorada pelas organizações e novos algoritmos serão criados para explorar esse novo comportamento.
Rentabilizando o novo modelo de negócio
Não se tem informações financeiras ou dos termos da parceria entre as duas organizações. Especula-se que a Rede Social esteja ganhando uma taxa de performance (comissão) por cada objeto vendido no Portal de e-commerce.
Existe também a alternativa de que a Rede Social esteja apenas fazendo o trabalho gratuitamente ao Portal de e-commerce em troca do aumento de utilidade pelos seus usuários, criando um tráfego adicional na Rede.
Uma terceira hipótese seria a motivação de potencializar o uso da “câmera” para que ela se torne o novo canal e ponto de interface entre o mundo real e o mundo digital.
Vale a pena acompanhar essa parceria e monitorar as implicações desse novo comportamento dos usuários, onde podem surgir novas oportunidades de negócios e modelos estratégicos de comercialização.
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Prof. Manfrim, L. R.
Compulsivo em Administração (Bacharel). Obcecado em Gestão de Negócios (Especialização). Fanático em Gestão Estratégica (Mestrado). Consultor pertinente, Professor apaixonado, Inovador resiliente e Empreendedor maker.
Explorador de skills em Gestão de Projetos, Pessoas e Educacional, Marketing, Visão Sistêmica, Holística e Conectiva, Inteligência Competitiva, Design de Negócios, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo.
Navegador atual nos mares do Banco do Brasil e UDF/Cruzeiro do Sul. Já cruzou os oceanos do IMESB-SP, Nossa Caixa Nosso Banco (NCNB) e Cia Paulista de Força e Luz (CPFL).
Freelance em atividades com a Microlins SP, Sebrae DF e GDF – Governo do Distrito Federal.
Contato para palestras, conferências, eventos, mentorias e avaliação de pitchs: [email protected].
Currículo Lattes – Prof. Manfrim
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