Menu
Ponto do Servidor

Aposentadoria pela internet

Arquivo Geral

31/01/2018 7h00

Atualizada 30/01/2018 21h47

Os segurados poderão, em breve, se aposentar automaticamente, ou seja, sem enfrentar a burocracia em um posto de atendimento. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai automatizar o serviço a partir da segunda quinzena de fevereiro. Todos os brasileiros vão poder solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição pela internet. Além disso, a liberação de auxílio-maternidade passará a ser feita também de forma automatizada, mas só depois.

Notificações

Para aceitar a aposentadoria, o INSS disponibilizará, na internet (meu.inss.gov.br), todas as informações relacionadas ao benefício. No portal, os segurados que receberão a notificação do órgão poderão conferir o tempo de contribuição, a média salarial calculada e o valor final do benefício, para somente então, aceitar ou não a aposentadoria. Neste ano, segundo o INSS, cerca de 195 mil segurados, que estão aptos a receber a aposentadoria por idade, vão conseguir o benefício automaticamente, e serão notificados pelo INSS ao longo de 2018. Vamos aguardar!!

Correção salarial

Depois de uma negociação de mais de dois anos, o GDF apresentou aos servidores do SLU o projeto de lei que encaminhará à CLDF com o objetivo de corrigir a redução salarial sofrida pelos servidores da carreira de gestão de resíduos sólidos. O imbroglio teve início quando, ainda no governo de Agnelo Queiroz, os servidores passaram a integrar a carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental. A mudança foi objeto de ação de inconstitucionalidade, o que provocou o retorno à carreira de gestão de resíduos sólidos e a consequente redução salarial. Desde então, o sindicato que representa a categoria, o SINDIRETA, correu atrás para reverter a situação.

Rapidez

O presidente do SINDIRETA acredita na aprovação do projeto em tempo recorde. “Os deputados conhecem a situação dos servidores e não nos deixaram na mão em algo tão importante”, avalia Ibrahim

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado