Menu
Política & Poder

Sobe para quatro número de eleitores presos no DF; 45 urnas são trocadas

Arquivo Geral

28/10/2018 13h43

Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Raphaella Sconetto e Matheus Garzon
[email protected]

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) divulgou, no meio da tarde deste domingo (28), um balanço parcial das ocorrências neste segundo turno. Até às 16h, quatro eleitores foram presos, 45 urnas precisaram ser trocadas e 13 denúncias foram registradas pelo aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral.

O principal motivo para a troca das urnas foi problemas no leitor da biometria. Também houve registro de troca do equipamento devido a travamento, problemas no visor, erro de HD e problemas no teclado. Samambaia, São Sebastião, Gama e Ceilândia foram as Regiões Administrativas com o maior número de trocas.

Crime eleitoral

Além disso, subiu para três o número de pessoas presas por fotografar e filmar as urnas. Dois casos foram no Recanto das Emas e um na Fercal. Conforme a Legislação Eleitoral, “violar ou tentar violar o sigilo do voto” é crime, com pena de de até dois anos de prisão e multa que pode chegar a R$ 15 mil. Portar celular na cabine de votação também é vetado.

Fernando Velloso, porta-voz do TRE-DF, porém, diz que não há problemas no pleito no DF. “Tudo está ocorrendo dentro da normalidade, poucas ocorrências pontuais. Um clima muito positivo, muito tranquilo, até agora nas eleições no Distrito Federal”, indica.

Denúncias no aplicativo

Até as 11h deste domingo (28), o aplicativo Pardal havia registrado 13 denúncias de crimes eleitorais. Velloso também considera um número dentro dos padrões. “Em um universo tão grande como o Distrito Federal, podemos considerar que são poucas denúncias”, alega. Nos dois turnos, foram 1.133 registros no Pardal e 559 pelo formulário no site do TRE.

Um dos crimes registrados pelo aplicativo foi de um caminhão do tipo elétrico que estava parado a 300 metros do Centro de Ensino Médio 01, em São Sebastião com propaganda afixada do candidato à presidência Jair Bolsonaro. Neste caso não houve prisões.

O porta-voz do Tribunal comenta ainda que qualquer eleitor ainda pode registrar sua denúncia. “Eleitor pode denunciar tudo aquilo que ele perceber que está ferindo o seu direito de voto ou a normalidade da votação. As denúncias chegam pelo aplicativo e são apuradas pelos juízes da comissão de fiscalização. Lembrando que o TRE apura somente a questão local, ou seja, os governadores. Denúncias feitas contra os candidatos à Presidência chegam para o TSE, mas é tudo pelo mesmo aplicativo”, esclarece.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado