Menu
Política & Poder

PSOL quer anular decreto que autoriza Forças Armadas no DF

Arquivo Geral

24/05/2017 19h18

Francisco Dutra
[email protected]

A bancada do PSOL no Congresso Nacional quer a anulação da autorização para a ação das Forças Armadas no Distrito Federal. Segundo o presidente regional da sigla, Toninho do PSOL, a sigla considera a decisão do Palácio do Planalto absurda, autoritária e um desrespeito à democracia. O partido entrou com pedido oficial para avaliação da Casa.

“Nós consideramos absurda essa medida. Isso lembra as ditas medidas de emergência da Ditadura Militar. É um gesto de desespero”, crava Toninho. O partido buscará apoio de outras siglas da oposição para dar celeridade ao trâmite do processo. O Palácio do Planalto emitiu um decreto autorizando a ação das forças nacionais no centro de Brasília.

Toninho diz que não sabe quem começou com os atos de violência, os manifestantes ou a PM. Segundo o político, os organizadores do protesto não incentivaram o vandalismo, originalmente a ação deveria ser pacífica. “A ideia era ocupar o gramado pacificamente”, garante. Do ponto de vista do presidente do PSOL, faltou sensibilidade das forças de segurança do DF para evitar o confronto.

O decreto do Planalto foi publicado sem a comunicação prévia para o GDF. A informação é do próprio governo Rollemberg (PSB). Pelo protocolo entre os poderes, tal medida deveria ter sido comunicada antes da decisão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado