Menu
Política & Poder

Prefeito de Cristalina (GO) promete evitar moradores de fora ao compor equipe

Arquivo Geral

07/10/2016 7h00

Atualizada 06/10/2016 23h05

Prefeitura de Cristalina: facilidade de obter emprego é exceção na região, mas trouxe riscos à segurança. Foto: Kleber Lima

Eric Zambon
[email protected]

Os cristais devem ter ajudado o prefeito eleito Daniel do Sindicato (PSB) a formar suas alianças e, consequentemente, vencer com mais de 80% dos votos válidos em Cristalina (GO). Só isso explica a proeza de ele ter costurado em sua coligação o PSDB do governador Marconi Perillo, o DEM do senador Ronaldo Caiado e o PMDB do ex-prefeito de Goiânia Íris Rezende.

O socialista ainda foi ajudado pelo desgaste que o prefeito Luiz Carlos Attié (PSD) sofreu em oito anos de gestão. Attié escolheu o insosso Maks Louzada, do mesmo partido, como seu sucessor e não conquistou empatia. O outro nome forte para a disputa, Gildomar Ribeiro (PMN), teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por ter sido condenado por improbidade administrativa.

A vitória de Daniel também teve o dedo do clã de Rodrigo Rollemberg. O escritório de advocacia deGabriela, filha do governador de Brasília, representa o prefeito eleito de Cristalina e participou ativamente da campanha do socialista, mas ela não precisou mostrar seu rosto ou trazer o pai para posar com Daniel.

Em julho, uma ação da Gabriela Rollemberg Advocacia foi deferida pela Justiça e notícias ligando o candidato à Operação Lava-Jato foram impedidas de circular em jornais. A origem da informação teria sido uma montagem compartilhada por meio de uma rede social.

Um jornal de Cristalina também afirma que a filha de Rollemberg tentou impugnar a candidatura de Gildomar Ribeiro antes mesmo de ele ser considerado inelegível. O ex-prefeito teria participado de uma transferência de propriedade cujo contexto era o assassinato do desembargador de Justiça Irajá Pimentel, em 2002.

Riqueza atraente

Apesar de ser uma cidade pequena, Cristalina faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF (Ride-DF) e é um dos pólos da indústria alimentícia do País, com um dos maiores Produtos Internos Brutos (PIB) agrícolas. O investimento no setor, intensificado em 2008, transformou o município em uma das seis localidades com maior oferta de empregos do Brasil, conforme o Ministério do Trabalho, e atraiu muita gente atrás de oportunidades, inclusive empresários.

Essa benesse econômica, no entanto, veio acompanhada de um problema: a falta de segurança. “Há duas semanas invadiram a minha casa e eu tive de dominar o bandido. Brigamos e ele acabou morrendo. Foi um choque enorme para minha mãe, minha esposa”, desabafa o pedreiro José Carlos Gonçalves, morador da cidade há 30 anos.

“Tem que trazer mais guarda municipal e colocar mais policiamento. A situação está complicada”, complementa, acrescentando que, para ele, o crescimento da cidade trouxe “muita gente de fora e mal-intencionada”.

O pedreiro diz confiar em Daniel do Sindicato por um motivo simples: ele prometeu nomear para os cargos de confiança pessoas com experiência no município.

“Não vai ter ninguém de fora cuidando do nosso dinheiro. A primeira gestão do último prefeito foi até boa, mas a segundo foi horrível por causa disso. Era um bando de gente de fora no governo”, critica Gonçalves, cismado.

Ponto de vista

Vendedora de uma tradicional loja de cristais do município, Joelma Pereira, de 44 anos, reconhece a importância do crescimento econômico, mas lamenta a “perda de identidade” da cidade. “Nossa loja existe desde 1973 e só existe ainda por teimosia”, brinca. Segundo ela, a diminuição do movimento de turistas impactou bastante nos negócios, assim como a violência que acompanhou o progresso. “Agora, nós temos de fechar às 14h no sábado, junto dos restaurantes, por medo de assalto”, admite. Para ela, o “esquecimento” dos cristais, que batizaram Cristalina e a tornaram conhecida nacionalmente, deixa muita gente desgostosa. “O turista acessa o site da cidade e vê todos aqueles cristais bonitos, mas quando chega aqui fica incrédulo. Só tem uma ou outra lojinha que resiste”, problematiza. Politicamente, ela espera que o atual prefeito resgate as raízes do município e faça uma boa gestão.

Saúde ainda é vista como maior desafio

O vigilante José Júnior da Silva, de 32 anos, acredita que o maior desafio para o novo prefeito será cuidar da Saúde, especialmente nas áreas mais afastadas do centro urbano. Morador do povoado de São Bartolomeu, na divisa de Cristalina com Luziânia, há 11 anos, ele diz que, atualmente, uma única ambulância atende aos milhares de habitantes da região.
“Na cidade tem UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) e é atendida pelo Samu, mas a gente fica órfão lá. Se o problema é mais grave, às vezes temos que trazer a pessoa no carro particular mesmo”, revela.

Quiproquó

A governabilidade de Daniel do Sindicato para lidar com os problemas deve estar garantida, pois ele tem apoio da maioria dos vereadores. A aliança com o PMDB, porém, veio a duras penas devido a uma briga interna do próprio partido.

Vanderlei da Plantebem seria o candidato próprio da legenda, mas após se envolver em uma disputa judicial com o então presidente do PMDB em Cristalina, Marcelo Pezão, desistiu do pleito e se juntou a Daniel para as eleições.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado