Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Oposição aponta improbidade de Rollemberg

Arquivo Geral

25/05/2017 7h00

Dênio Simões/ Agência Brasília

Deputados distritais da oposição foram ao Ministério Público de Contas, à Polícia Federal, à Procuradoria Geral do Ministério Público do DF, ao Tribunal de Contas do DF e à Procuradoria-Geral da República pedir que se investigue o governador Rodrigo Rollemberg pelo que apontam como utilização irregular dos recursos resultantes do superávit da Agência Reguladora de Águas (Adasa). Celina Leão (PPS), Raimundo Ribeiro (PPS) e Wellington Luiz (PMDB) apontam que há prática de improbidade administrativa. Para o Palácio do Buriti, a tudo não passa de intriga. “Mais uma vez, a oposição política ao governo cria um factóide com o objetivo de confundir a opinião pública”, disse o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio.

“Grave”

Ontem à tarde, os três foram pessoalmente entregar a representação para a presidente do Tribunal de Contas do DF, Anilcéia Machado. No texto, mencionam que há ilegalidade no Decreto nº 39.797, de janeiro de 2017, no qual o governador autoriza a utilização dos recursos, segundo eles, sem previsão legal. “O caso é muito grave”, aponta Celina Leão, citando que o chefe do Executivo feriu a Constituição Federal, ao mudar a destinação das verbas.

Tentativa de legalizar

Raimundo Ribeiro critica a aprovação do Projeto de Lei Complementar 95/2016, aprovado na Câmara Legislativa nesta semana. Para ele, é uma tentativa de legalizar a prática que já vem sendo praticada pelo Executivo. O texto que segue à sanção regulamenta a transferência ao Tesouro do DF dos superávits de fundos e órgãos da administração direta e da indireta. “O governador tenta encobrir, ao aprovar um projeto como este, a ilegalidade praticada por ele, esquecendo-se que a lei não retroage”, dispara o deputado do PPS.

Promessa

A sete senadores que foram ao Palácio do Buriti na noite de terça-feira, o governador Rodrigo Rollemberg garantiu que as equipes de segurança estavam preparadas para assegurar a tranquilidade nas manifestações de ontem. E acrescentou que preza pela liberdade de expressão da sociedade, pela garantia do direito de ir e vir de todos os cidadãos e pela segurança do patrimônio público. Os policiais presentes na Esplanada dos Ministérios bem que tentaram.

Surpreso

Em nota, Rollemberg informou que a segurança dos prédios públicos federais está a cargo da União. E que se surpreendeu com a decisão do presidente Michel de Temer de recorrer à medida extrema de convocar as Forças Armadas, sem aviso prévio ou anuência do governo local.

Xis

Apareceram sorridentes na foto que registrou o encontro do governador Rodrigo Rollemberg; do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle; e do presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Bittar, na apresentação da 15ª Agenda Legislativa da Indústria do Distrito Federal, ontem, na capital.

Não é bem assim

Em entrevista ao Jornal de Brasília, há dois meses, o ex-vice-governador Tadeu Filippelli respondeu um sonoro “De forma nenhuma”, quando foi perguntado se temia respingos de um desdobramento da Operação Lava Jato. Ele foi preso dois dias atrás em mais uma fase da investigação, acusado de participar de um esquema que desviava dinheiro das obras de reconstrução do Estádio Mané Garrincha.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado